Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaellaGoncalvesDeCastro_tcc.pdf245,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos impactos nas informações trimestrais : ITR das empresas de capital aberto decorrentes da interpretação técnica ICPC 22 : incerteza sobre tratamento de tributos sobre o lucro
Autor(es): Castro, Rafaella Gonçalves de
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Bolsa de valores
Tributos
Lucros
Contabilidade
Empresas de capital aberto
Data de apresentação: 12-Mar-2021
Data de publicação: 8-Out-2021
Referência: CASTRO, Rafaella Gonçalves de. Análise dos impactos nas informações trimestrais: ITR das empresas de capital aberto decorrentes da interpretação técnica ICPC 22: incerteza sobre tratamento de tributos sobre o lucro. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa possui como propósito analisar como as empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira, B3, estão evidenciando nas Informações Trimestrais publicadas os efeitos da Interpretação Técnica ICPC 22 publicada em 2018, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2019. Com a Lei nº 11.638/ 2007, houve uma mudança nas políticas contábeis nacionais para uma convergência aos padrões internacionais. Em consequência deste processo, cabe ressaltar, pode-se observar que a essência sobre a forma e não apenas regras contábeis. A Resolução 1.374/ 2011 emitida pelo CFC, reforça que ao avaliar a classificação de um é preciso analisar a realidade econômica e essência não somente o disposto nos normativos. O CPC 32 – Tributos Sobre o Lucro versa sobre a contabilização do Imposto de Renda e da Contribuição Social correntes e diferidos, porém não há alcance ao que tange sobre as incertezas na apuração dos referidos tributos. Assim sendo, a publicação do ICPC 22 foi realizada para tratar desta lacuna e ampliar a comparabilidade neste assunto entre as empresas. Ao todo foram analisadas 417 empresas, sendo que apenas 0,02 % adotou e teve impacto da norma, 37,4% adotou mas não tiveram impacto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.