Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28912
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DeboraPintoDeCastro_tcc.pdf370,42 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLustosa, Paulo Roberto Barbosa-
dc.contributor.authorCastro, Débora Pinto de-
dc.identifier.citationCASTRO, Débora Pinto de. Motivação e desempenho: análise empírica no mercado de capitais do Brasil. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNa psicologia organizacional existe a premissa de que trabalhadores mais motivados produzem mais e, consequentemente, melhoram o desempenho da empresa. O presente estudo tem por objetivo verificar empiricamente a relação existente entre a motivação dos empregados, mensurada pelo índice de rotatividade (turnover), e o desempenho de mercado das empresas, medido pelo retorno das ações. Para isso, utilizou-se técnica de regressão linear e foram coletados dados de demonstrações contábeis e informações de movimentação de empregados constantes na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), além de dados econômicos e de mercado. A amostra foi composta por empresas negociadas no mercado de capitais brasileiro, excluindo-se as empresas financeiras, referente ao período entre 2004 a 2017. Os resultados obtidos suportam a hipótese central desta pesquisa indicando que há relação inversa entre o desempenho de mercado da empresa e a desmotivação dos funcionários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMotivação no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordMercado de capitaispt_BR
dc.subject.keywordRotatividade de pessoalpt_BR
dc.titleMotivação e desempenho : análise empírica no mercado de capitais do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-14T18:48:24Z-
dc.date.available2021-10-14T18:48:24Z-
dc.date.submitted2020-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28912-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In organizational psychology there is an assumption that motivated employees result in better performance for both themselves and their organization. This study aims to verify empirically the relation between employee motivation, measured by annual worker’s turnover, and the market performance of the firm, measured by the stockholders’ return. We used multivariate linear regression technique. Data for the independent variable of interest were collected in IBGE, through the annual list of social information (RAIS). Market and accounting control variables were collected in Brazilian Security Commission. The sample was composed by companies publicly traded in the Brazilian capital market, excluding the financial ones, from 2004 to 2017. The findings show strong evidence to support the central research hypothesis, that there is inverse relation between companies’ market performance and employees’ demotivation.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.