Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28913
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DrikaTorresCruz_tcc.pdf541,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estilos de aprendizagem dos discentes de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Contábeis : um estudo nas áreas de Contabilidade Financeira/Societária, Contabilidade Gerencial/Controladoria e Finanças
Autor(es): Cruz, Drika Torres
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Aprendizagem
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Ciências Contábeis - estudantes
Contabilidade - estudo e ensino
Cognição
Data de apresentação: 30-Jun-2020
Data de publicação: 14-Out-2021
Referência: CRUZ, Drika Torres. Estilos de aprendizagem dos discentes de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Contábeis: um estudo nas áreas de Contabilidade Financeira/Societária, Contabilidade Gerencial/Controladoria e Finanças. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A teoria de Kolb (1984) enfoca nos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos, a partir de um ciclo de aprendizado, no qual em cada etapa é possível verificar onde o indivíduo teve uma maior facilidade durante o processo de aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo identificar o perfil de aprendizagem dos discentes do curso de pós-graduação e graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, à luz da Teoria de Kolb, nas áreas de Contabilidade Financeira/Societária, Contabilidade Gerencial/Controladoria e Finanças. O método utilizado pela pesquisa para coleta de dados foi baseado em um esquema de avaliação sobre os Estilos de Aprendizagem de Kolb, com os discentes matriculados no segundo semestre de 2018 conforme sua área de preferência. A amostra foi de 175 respondentes, sendo 167 alunos da graduação e 8 alunos da pós-graduação. Pelos resultados analisados, concluiu-se que os alunos da graduação e pós-graduação possuem em sua maioria o perfil convergente para as áreas de Contabilidade Gerencial/Controladoria, perfil converte para a área de Contabilidade Financeira/Societária na graduação e divergente na pós-graduação e para a área de Finanças, em nível de graduação, perfil convergente e em nível de pós-graduação, perfil assimilador.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.