Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28944
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GrazieleAlmeidaDosSantos_tcc.pdf585,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma discussão sobre a natureza contingente da dívida ativa previdenciária brasileira
Autor(es): Santos, Graziele Almeida dos
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Dívida pública
Dívida ativa tributária
Previdência social
Gasto público
Ativos (Contabilidade)
Contas públicas
Data de apresentação: 25-Nov-2020
Data de publicação: 18-Out-2021
Referência: SANTOS, Graziele Almeida dos. Uma discussão sobre a natureza contingente da dívida ativa previdenciária brasileira. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a natureza da dívida ativa brasileira de natureza previdenciária, efetuando a verificação do seu tempo de inscrição, montante, classificação e recuperabilidade. Para tratar a questão da pesquisa, foi elaborado fluxo para compreender os caminhos envolvidos desde o registro até o arquivamento da inscrição da dívida ativa previdenciária, e efetuado levantamento de caráter qualitativo e exploratório do saldo contábil da dívida ativa previdenciária (DAP) nos demonstrativos contábeis e financeiros constantes na Prestação de Contas do Presidente da República do Brasil (PCPR), no Balanço Geral da União (BGU) e no sítio da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), relativos ao período de 2012 a 2020. Entre outros achados, os resultados da pesquisa mostram que no período de 2012 a 2019 houve expressivo aumento no estoque da dívida ativa previdenciária, apresentando ao final do exercício de 2019 o montante de mais de 500 bilhões de reais inscritos, sendo a maior parte composta por créditos previdenciários não parcelados. Dados de 2020 mostram que mais de 80% das pessoas jurídicas e físicas inscritas em DAP encontravam-se na condição “Em cobrança”, portanto, em situação irregular, e que havia créditos inscritos e pendentes de recebimento há mais de 100 anos, corroborando os achados da literatura de que a cobrança de tributos e outros créditos devidos pelos contribuintes e pela sociedade são muito insuficientes. Quando se analisa a classificação do rating da DAP conforme disposto na Portaria nº 293/2017, constatou-se que em 2019 a DAP era composta, em sua maioria, por créditos inscritos irrecuperáveis (D) ou com baixa probabilidade de recuperação (C), ou seja, 64,8% do estoque da Dívida Ativa Previdenciária em 2019 possuía remota ou nenhuma probabilidade de recuperação aos cofres públicos, evidenciando, portanto, a sua natureza contingente desses valores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.