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Título: Para uma crítica da literatura no ensino de francês : um estudo de caso
Autor(es): Salles, Waléria Dávia Costa
Orientador(es): Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto: Literatura francesa
Universidade de Brasília (UnB) - Letras Francês
Língua francesa - estudo e ensino
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 20-Out-2021
Referência: SALLES, Waléria Dávia Costa. Para uma crítica da literatura no ensino de francês: um estudo de caso. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Francês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presente monografia tem como objeto de estudo a literatura no Plano Pedagógico de Curso (PPC) do bacharelado em Língua Francesa e Respectiva Literatura da Universidade de Brasília. O objetivo principal é investigar questões relacionadas ao ensino de literatura observando aspectos ideológicos, culturais, históricos e sociais que possam explicar a centralidade da literatura proveniente da França no âmbito da graduação. Para tanto, fez-se um levantamento de bibliografias atuais de pesquisadores da área, mas também de teóricos já estabelecidos na perspectiva anticolonial adotada. A fim de aprofundar o debate sobre as questões colocadas, coletou-se a opinião de discentes e do coordenador do bacharelado. Intentando oferecer uma alternativa emancipadora ao ensino de literatura em língua francesa, optou-se por apresentar o projeto de extensão En Classe et En Scène, vinculado à Universidade de Brasília, como estudo de caso no intuito de verificar o valor e a relevância dessa abordagem a partir da experiência do coletivo.
Résumé: Cette recherche a comme objet d’étude la littérature dans le Plan Pédagogique de Cours (PPC) du niveau supérieur en Langue Française et Respective Littérature de l’Université de Brasília. L’objectif principal est d'enquêter sur des questions liées à l’enseignement de littérature en observant des aspects idéologiques, culturels, historiques et sociaux qui peuvent expliquer la centralité de la littérature d’origine française dans le cadre de la diplomation. Pour réussir à tel objectif, on a consulté des bibliographies actuelles de chercheurs du domaine, mais aussi de théoriciens déjà établis dans la perspective anticoloniale choisie. Afin d’approfondir le débat sur les questions soulevées, l’avis des étudiants et du coordinateur du cours ont été recueillis. Dans le but d’offrir une alternative émancipatrice à l’enseignement de la littérature de langue française, on a présenté le projet d’extension En Classe et En Scène, lié à l’Université de Brasília, comme étude de cas afin de vérifier la valeur et la pertinence de cette approche de l'expérience collective.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2020.
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