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2020_WilmarFreitasMartins_tcc (1).pdf531,47 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorLacé, Andréia Mello-
dc.contributor.authorMartins, Wilmar Freitas-
dc.identifier.citationMARTINS, Wilmar Freitas. Ensino remoto emergencial na UnB e o perfil do aluno: o acesso às TDICs e as condições de uso. 2020. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetivou analisar como foi o acesso e as condições de uso das TDICs na Universidade de Brasília no período de 2020/1, em tempos de ensino remoto emergencial. Para isso, utilizou-se de abordagem qualitativa, materializada por meio de fontes primárias e secundárias, com levantamento bibliográfico e análise documental. Apoiado nos estudos de Joye (2020), Santana (2020), Silus (2020), Carmo (2020) e Cunha (2020). Os resultados nos mostram que o acesso e as condições de uso das TDICs na Faculdade de Educação estão diretamente relacionados às questões socioeconômicas, como renda, gênero e raça. Os grupos mais vulneráveis, que são grande parte dos estudantes, são aqueles que se mostram com maiores dificuldades em suas condições de estudo, seja por local adequado, acesso à internet ou equipamentospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordEducação à distânciapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.titleEnsino remoto emergencial na UnB e o perfil do aluno : o acesso às TDICs e as condições de usopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-22T18:28:01Z-
dc.date.available2021-10-22T18:28:01Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29005-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aimed to analyze the access and conditions of use of TDICs were at the the University of Brasilia in the period 2020/1, in times of emergency remote teaching. For this, a qualitative approach was used, materialized through primary and secondary sources, with bibliographic survey and documentary analysis. Supported by the studies of Joye (2020), Santana (2020), Silus (2020), Carmo (2020) and Cunha (2020). The results show us that the access and conditions of use of TDICs at the Faculty of Education are directly related to socioeconomic issues, such as income, gender and race. The most vulnerable groups, which are a large part of the students, are those who show the greatest difficulties in their study conditions, whether by adequate location, internet access or equipmentpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.29005pt_BR
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