Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GuilhermeMazocanteDeOliveira_tcc.pdf916,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Técnicas para correção de fraturas em membros de aves : revisão de literatura
Outros títulos: Correction techniques for limbs fractures in birds : literature review
Autor(es): Oliveira, Guilherme Mazocante de
Orientador(es): Hirano, Líria Queiroz Luz
Assunto: Fraturas em animais
Osteossíntese
Ave
Data de apresentação: 10-Fev-2021
Data de publicação: 28-Out-2021
Referência: OLIVEIRA, Guilherme Mazocante de. Técnicas para correção de fraturas em membros de aves: revisão de literatura. 2021. vi, 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As técnicas para reparação de fratura em membros locomotores na medicina veterinária de pequenos animais são bastante difundidas e utilizadas. Em aves, elas podem ser executadas de forma similar, porém, com adaptações compatíveis com as particularidades anatômicas e fisiológicas. O uso do pino como implante intramedular ou em fixadores externos é amplamente difundido pela facilidade e rapidez da aplicação e por permitir cirurgias pouco invasivas, o que indiretamente agiliza o processo de osteogênese. Novos biomateriais têm sido desenvolvidos com o intuito de se tornarem opções viáveis e muitas vezes com melhor resposta na formação do calo ósseo, neovascularização e reparação da fratura, sem afetar a conformação anatômica do osso. A preocupação com a mantença do voo e bem-estar do animal é outra diretriz que reforça a necessidade de um conhecimento mais aprofundado a respeito da melhor abordagem para reparação de fraturas em aves, sobretudo exemplares de vida livre.
Abstract: The fracture repair techniques in small animals limbs, are widespread used in veterinary medicine. In birds, they can be performed in a similar way, however, with compatible adaptations, anatomical and physiological particularities. The use of pin as an intramedullary implant or external fixators is more used due to the ease and speed application, allowing less invasive surgeries which indirectly speeds up the osteogenesis process. New biomaterials have been developed in order to become viable options and often with better response in the formation of bone callus, neovascularization and fracture repair, without affecting the anatomical conformation of the bone. The concern with maintaining flight and animal welfare is other point that reinforces the need for more in-depth knowledge about the best approach on repair fractures in birds, especially free-living specimens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Residência em Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.