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dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorAgostinho, Giovana Oliveira-
dc.identifier.citationAGOSTINHO, Giovana Oliveira. Contribuições e dificuldades do estágio não obrigatório para a formação do pedagogo na Universidade de Brasília. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractformação do Pedagogo na Universidade de Brasília. O estágio é caracterizado como o exercício da prática profissional exercida por sujeitos ainda em processo de formação, sendo assim, é um ato educativo. O trabalho tem como objetivo geral compreender o estágio não obrigatório em sua integralidade e captar as possibilidades de reflexão, proveitos e adversidades para o estudante em relação a sua futura carreira profissional. A fim de alcançar este objetivo, metodologicamente, optou-se por duas frentes investigativas: uma pesquisa teórica acrescida também de uma pesquisa empírica. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória. O instrumento utilizado para o levantamento de dados foi o questionário. Ele contou com a participação de 42 estudantes e egressos do curso de Pedagogia da UnB. A partir dos dados coletados pôde-se apreender as dificuldades, proveitos e características vivenciadas a partir da prática do estágio não obrigatório pelos estudantes. Algumas das dificuldades encontradas foram a baixa remuneração e a dificuldade de conciliação entre o estágio e os estudos. Em detrimento a isso, dentre as contribuições estão a percepção da pedagogia na prática 9( ou reflexão sobre o trabalho? ) e itens relacionados a vivência profissional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia - práticapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.titleContribuições e dificuldades do estágio não obrigatório para a formação do pedagogo na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-28T18:27:41Z-
dc.date.available2021-10-28T18:27:41Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29071-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research sought to analyze the contributions of the practice of non-mandatory internship to the formation of Pedagogue at the University of Brasilia. The internship is distinguished as the exercise of professional practice utilized by subjects yet in the process of formation, consequently, it is an educational act. The assignment has the main goal to understand the non-mandatory internship in its aggregate and collect the reflection possibilities, benefits and adversities for the student to his future professional career. In order to achieve this objective methodologically, we opted for two lines of reasoning: a theoretical research plus an empirical survey. The methodology used was an investigative study. The instrument used for data collection was the inquiry.It had the participation of 42 people among graduate and Pedagogy student at UNB. with data collected, it was possible to discern the difficulties, benefits and characteristics experienced with the practice of the non-mandatory internship by the students. Some of the ones found were the low remuneration and the difficulty of reconciling between the internship and the studies. In detriment to this, the contributions are the perception of pedagogy in practice and items related to professional experiencept_BR
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