Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2908
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElianedeSousaMaciel.pdf2,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologias na mediação dos processos de ensino-aprendizagem, no contexto da inclusão
Autor(es): Maciel, Eliane de Sousa
Orientador(es): Silva, Fernanda Rodrigues da
Assunto: Tecnologia na educação
Inclusão escolar
Aprendizagem
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 14-Fev-2012
Referência: MACIEL, Eliane de Sousa. Tecnologias na mediação dos processos de ensino-aprendizagem, no contexto da inclusão. 2011. 81 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar o papel das novas tecnologias no contexto da escola inclusiva e identificar as variações comportamentais apresentadas pelos alunos, a partir da utilização de recursos tecnológicos disponíveis em sala de aula. Além disso, esperava-se compreender quais variáveis podem interferir no uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado em uma escola pública de Brasília, DF. A pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa e foi estruturada na forma de uma intervenção realizada em duas sessões, sendo a primeira no contexto de uma produção manuscrita e a segunda uma produção digitada, as quais foram realizadas no mês de dezembro de 2010. Para a análise dos dados coletados foram extraídos fragmentos da observação realizada através de vídeos-gravação e utilizadas as produções digitadas dos alunos, no contexto da pesquisa. A análise dos produtos finais associados aos extratos de observação da segunda sessão demonstrou claras evidências de processos de desenvolvimento, quando comparada à primeira sessão realizada. Sendo assim, conclui-se que o uso das novas tecnologias pode ser entendido como uma importante estratégia de mediação nos processos de ensino-aprendizagem, também no contexto da inclusão escolar. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to investigate the role of new technologies in the context of an inclusive school and to identify behavioral variations presented by students from the use of available technology in the classroom. Moreover, it was hoped to understand what variables may interfere with the use of new technologies in the teaching-learning process. The study was conducted in a public school in Brasilia, DF. The research was based on a qualitative approach and was structured in the form of an intervention in two sessions, which were performed in December 2010. For data analysis, fragments were extracted from the observation made by video-recording and used the productions of the students typed in the context of research. The analysis of final products associated with extracts of observation has shown clear evidence of processes of development, when compared to the first session. Thus, we conclude that the use of new technologies can be understood as an important strategy of mediation in the teaching-learning, also in the context of educational inclusion.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons