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Título: Alfabetização na perspectiva da literacia digital
Autor(es): Dias, Solange Floriano Rampelotto
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Ensino fundamental - séries iniciais
Práticas pedagógicas
Ensino auxiliado por computador
Ensino remoto
Pandemia
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 10-Nov-2021
Referência: DIAS, Solange Floriano Rampelotto. Alfabetização na perspectiva da literacia digital. 2021. 56 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo construir análises sobre o contexto das práticas pedagógicas voltadas para alfabetização infantil na atualidade e que se associam ao mundo digital em que estamos imersos, bem como, para aspectos do cotidiano de alfabetização que proporcionam a integração com a literacia digital. A pandemia do COVID-19 que acometeu o mundo a partir do ano de 2020 exigiu da sociedade, como um todo, a necessidade de adaptação a um novo modelo em diversas áreas. Na educação não foi diferente. Professores, pais e alunos passaram a desenvolver suas atividades em casa ou remotamente, a partir de novos métodos e recursos que suportam esta necessidade. A emersão e observação deste polinômio – aluno, professor, família e ferramentas digitais – foi fundamental para estabelecer parâmetros de compreensão dos desafios impostos pelos novos conceitos educacionais que vivemos. Foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa, onde foram utilizados como instrumento a observação sistemática, recorrente e participante, visando solucionar os questionamentos propostos. Os resultados alcançados demonstram que, mesmo com as limitações impostas pelo período, a união da escola, familiares, alunos e os meios digitais que se apresentaram como auxiliares nesta etapa, ofereceram um caminho possível de diminuírem-se as perdas no processo de alfabetização. Todavia, as dificuldades e limitações existentes no percurso, confirmam a necessidade da escola como espaço institucional de interação e alfabetização, bem como de desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Nesse sentido, ainda que práticas exitosas possam ser realizadas remotamente em prol da alfabetização dos pequenos, o ensino e espaço remoto não conseguem suprir as possibilidades de trocas existentes no presencial. E são essas trocas – entre pares, professores e alunos – muitas vezes realizadas por gestos, olhares para aquilo que o colega está fazendo, perguntas aleatórias e espontâneas direcionadas aos docentes, que são difíceis de serem captadas ou de ocorrerem no ensino remoto.
Abstract: This work aims to build analyzes on the context of pedagogical practices aimed at children's literacy today and which are associated with the digital world in which we are immersed, as well as aspects of everyday literacy that provide an integration with digital literacy. The COVID-19 pandemic that affected the world as of 2020 required society as a whole to adapt to a new model in several areas. In education it was no different. Teachers, parents and students started to develop their activities at home or remotely, using new methods and resources that support this need. The emergence and observation of this polynomial - student, teacher, family and digital tools - was essential to establish parameters for understanding the challenges imposed by the new educational concepts we live. A qualitative research methodology was adopted, where systematic, recurrent and participant observation was used as an instrument to complete the proposed questions. The results achieved show that, even with the limitations imposed by the period, the union of the school, family members, student and the digital media that dissipate as auxiliaries in this stage, offered a possible way to reduce themselves as losses in the literacy process. However, the difficulties and limitations along the way confirm the need for the school as an institutional space for interaction and literacy, as well as for the child's cognitive, social and emotional development. In this sense, even though successful practices can be carried out remotely in favor of literacy for the little ones, teaching and remote space cannot supply as possibilities for existing exchanges in the classroom. And these exchanges - between peers, professors and students - are often carried out through gestures, looks at what the colleague is doing, random and spontaneously directed questions to the professors, which are necessary to be captured or to take place in remote education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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