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dc.contributor.advisorMenezes, Rafael Terra de-
dc.contributor.authorLima, André Vinícius Ribeiro-
dc.identifier.citationLIMA, André Vinícius Ribeiro. A adequabilidade da política de vouchers para educação privada no Brasil. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA literatura revisada mostra que os programas de vouchers para educação privada inicialmente concentravam esforços na expansão da escolarização para todos os indivíduos. Posteriormente, passou-se a avaliar os efeitos além da escolarização universal. Os achados mostram que quando alunos migram da rede pública para a privada os efeitos são heterogêneos e nem sempre positivos entre as populações. Portanto, políticas de vouchers desencadeiam efeitos distintos e este estudo concentra-se em avaliar se, antes de tudo, é adequado que benefícios para ampliação da educação sejam distribuídos em forma de vouchers ou invés de aumento de renda. Para isso, utilizaram-se regressões com variáveis instrumentais em dois estágios para se metrificar o quanto da renda das famílias é repassada à educação. A rigor, as métricas mostraram resultados elásticos, apesar de algumas estimativas se mostrarem pouco robustas. O teor de baixa amostragem dessas na Pesquisa de Orçamentos Familiares contribui em partes para o resultado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino privadopt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento estudantilpt_BR
dc.subject.keywordPolítica e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolarizaçãopt_BR
dc.titleA adequabilidade da política de vouchers para educação privada no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-10T13:44:15Z-
dc.date.available2021-11-10T13:44:15Z-
dc.date.submitted2021-05-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29169-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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