Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29174
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LucasCaldasDanelonLopes_tcc.pdf10,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de uma arquitetura orientada à saúde 4.0 para o planejamento e a gestão de um departamento de emergência hospitalar
Autor(es): Lopes, Lucas Caldas Danelon
Orientador(es): Neumann, Clóvis
Assunto: Revolução industrial
Agentes inteligentes (Software)
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 8-Dez-2020
Data de publicação: 10-Nov-2021
Referência: LOPES, Lucas Caldas Danelon. Proposta de uma arquitetura orientada à saúde 4.0 para o planejamento e a gestão de um departamento de emergência hospitalar. 2020. 141 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Os sistemas de saúde mundiais foram sobrecarregados durante a pandemia que se iniciou em 2019. Para evitar futuros colapsos nesses sistemas e tendo em vista o alto nível de complexidade dos ambientes hospitalares, propõe-se uma pesquisa sobre como utilizar tecnologias e conceitos emergentes da quarta revolução industrial, a fim de criar uma arquitetura de sistema que seja adaptável à mudanças e capaz de analisar a complexidade informacional de um departamento de emergência hospitalar. Para tanto, é necessário definir: se as principais tecnologias, conceitos e modelos de arquitetura de referência da quarta revolução industrial são aplicáveis à saúde; como ocorre o fluxo de dados em um ambiente hospitalar; e como é possível estruturar uma arquitetura de sistema que auxilie os provedores de saúde nas tomadas de decisões e na alocação eficiente dos recursos hospitalares. Com esses propósitos, uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem combinada, com objetivo exploratório e que usa o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica foi desenvolvida. Diante disso, os resultados mostram que os conceitos da quarta revolução industrial podem ser aplicados no contexto da saúde para criar uma arquitetura orientada à saúde 4.0, além de analisar o fluxo dos dados de um departamento de emergência hospitalar desde sua aquisição até a sua visualização e exemplificar a aplicação da arquitetura nesse departamento utilizando tecnologias disponíveis no mercado.
Abstract: Healthcare systems have been overwhelmed due to a pandemic outbreak in 2019. To avoid future collapses in these systems and considering their high complexity, a research is needed to discover how to utilize emergent technologies and concepts of the fourth industrial revolution to create a system architecture that is adaptable and able to analyze the information flow in a hospital emergency department. Therefore, it is necessary to define if the main technologies, concepts and reference models of the fourth industrial revolution are appropriate to the healthcare environment; how the data flow occurs in an emergency department and if it is possible to develop a system architecture that empower clinical staff with information to improve their decision-making and make the best use of hospital resources. Considering that, a research was made and structured as applied nature, using a combined approach, with exploratory objective and applying the bibliometric research as its technical procedure. The results show that the concepts of the fourth industrial revolution can be applied in healthcare to create a theorical architecture for health 4.0, analyze its data flow and apply it in an hospital emergency department using available technologies in the market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.