Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29241
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SarahMareiroSilva_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)922,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicabilidade do Princípio da Insignificância ao crime de tráfico de drogas previsto na Lei n. 11.343/06
Autor(es): Silva, Sarah Mareiro
Orientador(es): Costa Neto, João
Assunto: Drogas
Tráfico de drogas
Princípio da insignificância
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 23-Nov-2021
Referência: SILVA, Sarah Mareiro. Aplicabilidade do Princípio da Insignificância ao crime de tráfico de drogas previsto na Lei n. 11.343/06. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Com o julgamento do HC n° 127.573/SP, que reconheceu a atipicidade material em um crime de tráfico de drogas, contrário ao entendimento doutrinário e jurisprudencial majoritário consolidado, abriu-se espaço para um debate se ao analisar o caso concreto e tendo em vista suas peculiaridades não haveria a possibilidade de se aplicar o princípio da insignificância, em virtude da quantidade irrisória de droga apreendida que pode não ser suficiente para caracterizar uma lesão efetiva à saúde pública que possa acionar o poder punitivo estatal.
Abstract: With the judgment of HC n. 127.573/SP, which recognized the material atypicality in a crime of narcotics trafficking, contrary to the consolidated doctrinal and jurisprudential understanding of the majority, opened space for a debate whether the analysis of the concrete case with its peculiarities there would be the possibility of applying the principle of insignificance, in view of the negligible amount of drugs seized that may not be sufficient to characterize an effective injury to public health that can trigger the state punitive power.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.