Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29298
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TainaraMoraisAlvesDeHolanda_tcc.pdf656,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise das mudanças ocorridas na vida das mulheres artesãs do Distrito Federal
Autor(es): Holanda, Tainara Morais Alves de
Orientador(es): Joaquim, Maísa Santos
Assunto: Artesanato
Mulheres nas profissões
Distrito Federal (DF) - cultura
Data de apresentação: Out-2019
Data de publicação: 30-Nov-2021
Referência: HOLANDA, Tainara Morais Alves de. Uma análise das mudanças ocorridas na vida das mulheres artesãs do Distrito Federal. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a transformação ocorrida na vida das mulheres do Distrito Federal que produzem artesanato. Neste estudo foram levantadas informações do histórico do artesanato no Brasil, apontando aspectos como sua origem, bem como aspectos relacionados a entidade pública que o regulamenta. Além disso, se deu ênfase no Distrito Federal, reconhecendo as características e a ligação do artesanato com as mulheres e as mudanças que a atividade geraram em suas vidas. As informações foram coletadas de forma qualitativa, na forma de uma pesquisa exploratória. Foi realizado um questionário semiestruturado, aplicado pelo Google Forms, que obteve 85 respostas válidas das artesãs. As artesãs falaram sobre a importância que o artesanato tem na vida delas, a forma que aprenderam a produzir e a importância financeira. Após a coleta de dados, a metodologia aplicada foi uma análise de conteúdo, com a finalidade de se obter uma análise mais correlata das respostas obtidas. Concluiu- se que o artesanato tem uma importância significativa na vida das mulheres do Distrito Federal que transcende a questão financeira, englobando a inserção social e saúde dessas mulheres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Departamento de Gestão de Agronegócios, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.