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dc.contributor.advisorSilva, Rita de Cássia-
dc.contributor.authorSilva, Davi Matias Dutra da-
dc.identifier.citationSILVA, Davi Matias Dutra da. Sensibilidade à taxa de deformação em materiais submetidos ao ensaio de tração. 2020. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA sensibilidade à taxa de deformação de cada material não deve ser negligenciada, pois a mesma pode impactar diretamente nas propriedades do material. Visto que a tensão de escoamento aumenta com o incremento da taxa de deformação, uma análise minuciosa do componente estrutural deve ser realizada utilizando o método experimental adequado, pois ao se utilizar altas taxas de deformação trabalhos experimentais comprovam que o ensaio de tração necessita ser realizado em equipamentos específicos, como a barra de Hopkinson. A tensão de escoamento é o parâmetro limitador mais utilizado em projetos de engenharia, assim definir se um componente estrutural atingirá o limite de escoamento é um parâmetro essencial para um projeto que deve apresentar um alto grau de confiabilidade, pois se deseja que sua solicitação esteja dentro da fase elástica. No entanto, em projetos que são submetidos a carregamentos de impacto, os materiais são submetidos a altas taxas de deformação ou de velocidades. O modelo constitutivo de fundamentação mecânica empírica de Johnson Cook será utilizado para descrever o comportamento mecânico do alumínio AA1200 e do aço inox 304, pois este é o método mais utilizado ao se trabalhar com materiais dúcteis submetidos a condições de alta taxa de deformação em ensaios de tração, controlando tanto a taxa de deformação como a velocidade de descolamento do cilindro durante o ensaio.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLigas de alumíniopt_BR
dc.subject.keywordAlumíniopt_BR
dc.subject.keywordDeformações e tensõespt_BR
dc.subject.keywordMateriais - fadigapt_BR
dc.titleSensibilidade à taxa de deformação em materiais submetidos ao ensaio de traçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T14:16:41Z-
dc.date.available2021-12-02T14:16:41Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29331-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The strain rate sensitivity of each material should not be neglected because that can directly impact the properties of the material. Since the yield strength increase with the increase of the strain rate thorough analysis of the structural component must be performed using the appropriate experimental method. When using high strain rates experimental works proves that the tensile test needs to be carried out in specific equipment, such as the Hopkinson bar. The yield strength is the limiting parameter most used in engineering projects so defining whether a structural component will reach the yield strength limit is an essential parameter for a project that must have high degree of reliability because it’s desired that your request should be in the elastic phase. However, in designs that are subject to impact loads, the material is subjected to high strain rates or high speed. Johnson Cook’s model of empirical mechanical foundation will be used to describe the mechanical behavior of aluminum AA1200 and stainless steel 304. Johnson Cook’s model is the most used method when working with ductile materials subjected to conditions of high strain rates in tests of traction, controlling the strain rate and the speed of detachment of the cylinder during the test.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



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