Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabelaMartinsNeves_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Disputas e sentidos da violência no cárcere : o caso do desaparecimento de presos e o relatório da CPI da crise penitenciária de Roraima
Autor(es): Neves, Isabela Martins
Orientador(es): Prando, Camila Cardoso de Mello
Assunto: Sistema penitenciário
Presidiários
Poder Legislativo
Pessoas desaparecidas
Data de apresentação: 13-Ago-2021
Data de publicação: 13-Dez-2021
Referência: NEVES, Isabela Martins. Disputas e sentidos da violência no cárcere: o caso do desaparecimento de presos e o relatório da CPI da crise penitenciária de Roraima. 2021. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto o estudo da construção do fenômeno do desaparecimento forçado no contexto prisional contemporâneo como uma causa pública e jurídica, a partir das disputas narrativas dos atores sociais envolvidos. Para tanto, serão analisadas as condições propiciadas para a transposição ou exclusão da arena pública de direitos do caso dos sete desaparecidos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em março de 2017, como um fenômeno social de desaparecimento de presos no contexto prisional contemporâneo. Destaca-se aqui que os atores sociais envolvidos são: os familiares dos sete presos desaparecidos, a administração prisional da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, bem como o Poder Legislativo da Assembleia de Roraima, representado pela Comissão Parlamentar de Inquérito da crise do sistema penitenciário de Roraima. Para tanto, será investigado, a partir da metodologia de análise de conteúdo, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caos do sistema penitenciário do Estado de Roraima, onde se encontram as disputas de perspectivas entre familiares de presos, administração prisional e o Poder Legislativo da Estado de Roraima.
Abstract: This work aims to study the construction of the phenomenon of forced disappearance in the contemporary prison context as a public and legal cause, based on the narrative disputes of the social actors involved. For this purpose, the in the transposition or exclusion from the public arena of rights in the case of the seven disappeared from Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, in March 2017, will be analyzed as a social phenomenon of disappearance of prisoners in the contemporary prison context. It is noteworthy here that the social actors involved are: the relatives of the seven disappeared prisoners, the prison administration of the Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, as well as the Legislative Power of the Assembly of Roraima, represented by the Parliamentary Inquiry Committee on the crisis of the penitentiary system of Roraima. To this end, the final report of the Parliamentary Inquiry Commission on the chaos of the prison system in the State of Roraima will be investigated, using the content analysis methodology, where the disputes of perspectives between inmates' relatives, prison administration and the Legislative Power of the State of Roraima.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.