Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29384
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal
Autor(es): Casadio, Maxwell Anderson do Prado
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Desenvolvimento econômico
Investimentos
Economia
Distrito Federal (DF) - desenvolvimento econômico
Investimentos estrangeiros
Data de apresentação: 7-Jul-2021
Data de publicação: 13-Dez-2021
Referência: CASADIO, Maxwell Anderson do Prado. Agências de promoção de investimento: uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar se a criação de uma agência de promoção de investimentos é uma estratégia desejável para fomentar o desenvolvimento da Economia do Distrito Federal, tendo em vista que esta é uma estratégia adotada em vários estados brasileiros e até mesmo por diversos países. Inicialmente é analisada a literatura acerca das agências, a começar por suas funções, as várias estratégias que são tipicamente adotadas por elas e se definindo quais as melhores práticas deste tipo de organização. Então se definem quais suas bases na teoria econômica e no desenvolvimento regional. Depois é escolhida uma amostra com agências nacionais e internacionais de sucesso, e elas são avaliadas e comparadas afim de definir suas diferenças e quais características mais se encaixariam no contexto do Distrito Federal. Então, baseando-se nisso se conclui qual o tipo de estratégia seria mais adequado quanto a se criar uma agência de promoção de investimentos nesta unidade federativa.
Abstract: The goal of this paper is to analyze if the creation of an investment promotion agency is a desirable strategy to foment the economic development of the Distrito Federal, given that this is a strategy adopted in several Brazilian states and even many countries. Initially the literature about the agencies is analyzed, starting with its functions, the various strategies that are typically adopted by them and defining which are the best practices of this kind of organization. Then is defined what are the bases in the economic theory and in regional development. After a sample is chosen with successful national and international agencies, and they are evaluated and compared in order to define their differences and which characters most fit the Distrito Federal context. Then, based on that is concluded which kind of strategy would be the most suitable regarding the creation of an investment promotion agency in this federative unit.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.