Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29385
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PietraKneibChedidSilvestre_tcc.pdf641,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da crise da COVID-19 na exportação de soja brasileira para a China
Autor(es): Silvestre, Pietra Kneib Chedid
Orientador(es): Torres, Marcelo de Oliveira
Assunto: Economia brasileira
Exportação
Comércio internacional
Soja - aspectos econômicos
Soja - comércio
Soja - comércio
Covid-19
Pandemia
China
Data de apresentação: 17-Mai-2021
Data de publicação: 13-Dez-2021
Referência: SILVESTRE, Pietra Kneib Chedid. Impacto da crise da COVID-19 na exportação de soja brasileira para a China. 2021. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Brasil é um dos maiores exportadores do mundo de commodities e é responsável principalmente pelo fornecimento global de diversos produtos, dentre elas a soja – um importante grão, utilizado como insumo na produção de ração para animais. A economia brasileira sofreu um forte impacto negativo em 2020, por conta da redução do nível de atividade econômica, que gerou o aumento da taxa de desemprego e da pobreza. Para entender se o mercado de soja foi diretamente afetado pela crise da COVID-19, o presente artigo observará a relação entre os casos/óbitos da doença o volume de soja exportada do Brasil para a China (maior comprador de soja brasileira) no referido período. Para isso, na seção 2 será analisado o contexto macroeconômico do Brasil e da China, bem como o impacto de outras doenças na economia mundial e as relações econômicas entre os dois países. Ademais, na seção 3 será feita uma revisão de literatura para compreender como os artigos já produzidos investigaram situações semelhantes e embasar a construção do modelo empírico. Na seção 4 será desenvolvido o modelo criado, identificando variáveis, e analisando os dados coletados. Por fim, a seção 5 apresentará os resultados encontrados, sustentando ou negando a hipótese de que a crise provocada pela COVID-19 impactou negativamente o mercado de soja brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.