Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CaetanoPeresNunes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)540,77 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFeitosa, Fernando Barbelli-
dc.contributor.authorNunes, Caetano Peres-
dc.identifier.citationNUNES, Caetano Peres. Viabilidade jurídica do pedágio urbano no Brasil. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende apresentar o pedágio urbano como alternativa para o estabelecimento de políticas públicas para o desenvolvimento de cidades sustentáveis. A partir do contexto histórico de urbanização, demonstra alguns dos impactos negativos de políticas públicas de incentivo ao uso indiscriminado do transporte individual. Considerando a experiência internacional, aponta as principais características do pedágio urbano. Verifica seu papel como instrumento de regulação econômica, à luz das falhas de mercado apresentadas pelo tráfego de veículos, entre elas, as externalidades negativas. Define a natureza jurídica do pedágio urbano como preço público, devido à facultatividade da cobrança. Defende a sua constitucionalidade, com base nos direitos constitucionais ao transporte, à cidade e ao meio ambiente equilibrado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedágio de rodoviaspt_BR
dc.subject.keywordTráfegopt_BR
dc.subject.keywordRegulação econômicapt_BR
dc.titleViabilidade jurídica do pedágio urbano no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-13T14:45:39Z-
dc.date.available2021-12-13T14:45:39Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29389-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This essay seeks to present congestion pricing as an alternative to the creation of urban policies to develop sustainable cities. From the historic context of urbanization, it demonstrates some of the negative impacts of policies that stimulate the indiscriminate use of individual transportation. Considering international experience, it identifies the main characteristics of congestion pricing. Verifies its role as a tool of economic regulation, according to the market failures shown by traffic, among them, negative externalities. Defines congestion pricing’s legal nature as public pricing, due to its facultative charge. Defends its constitutionality, according to the constitutional rights to transportation, to the city and to the balanced environment.pt_BR
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.