Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29395
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabellaFlaviaMaiaCoutinho_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do impacto da criminalização do descumprimento das medidas protetivas de urgência em caso de violência doméstica e familiar contra a mulher no Distrito Federal no período de 2018 a 2020
Autor(es): Coutinho, Isabella Flávia Maia
Orientador(es): Castilho, Ela Wiecko Volkmer de
Assunto: Medidas protetivas
Violência doméstica
Mulheres - violência
Lei Maria da Penha
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 13-Dez-2021
Referência: COUTINHO, Isabella Flávia Maia. Análise do impacto da criminalização do descumprimento das medidas protetivas de urgência em caso de violência doméstica e familiar contra a mulher no Distrito Federal no período de 2018 a 2020. 2021. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Lei n° 13.641/2018 criou o crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência, acrescentando o artigo 24-A à Lei n° 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), e provocando profundas alterações no entendimento sedimentado no âmbito da jurisprudência pátria que havia concluído pela atipicidade da conduta. A Lei define como crime a não observância à ordem contida em decisão que concede medida protetiva, punindo o agente com uma pena privativa de liberdade de três meses a dois anos. Com a criminalização, pretendeu-se conceder maior proteção à mulher em situação de violência doméstica. Nesta perspectiva, a partir do levantamento de dados de natureza documental e gráfica, obtidos na Polícia Civil do Distrito Federal e dos processos analisados em consulta ao site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT, e da revisão bibliográfica a respeito da temática, pretende-se analisar os impactos provocados pelo novo tipo penal no sistema de justiça criminal. Para tanto, é questionado o alcance da norma e se sua aplicação tem ampliando de forma eficiente o rol de mecanismos de proteção à mulher. Propõe-se reflexão a respeito da instrumentalização do Direito Penal em resposta à violência de gênero. Conclui-se que, apesar dos aspectos positivos trazidos com a Lei, o número de descumprimento de medidas protetivas registrados se revela baixo, contrariando a expectativa, bem como entende-se impreterível a necessidade de ampliação de propostas para além do aspecto punitivo e que proporcione especial atenção voltada às vulnerabilidades da mulher em situação de violência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.