Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarilandaJaninedeOliveira.pdf548,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adaptações curriculares na educação inclusiva
Autor(es): Oliveira, Marilanda Janine de
Orientador(es): Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Assunto: Educação inclusiva
Currículo escolar
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 16-Fev-2012
Referência: OLIVEIRA, Marilanda Janine de. Adaptações curriculares na educação inclusiva. 2011. ix, 31 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva discute o processo de inclusão educacional no Brasil, uma experiência recente, seus resultados e proposições. Para isso, investigou-se a importância da adaptação curricular na educação inclusiva, direito do aluno e ferramenta utilizada para que os educadores contribuam para que o aluno com necessidades especiais possa ter garantido o seu direito à educação e assim integrar-se socialmente, através de alterações a serem efetuadas no currículo escolar. Com o objetivo de estudar as adaptações curriculares em uma escola estadual, de modo a identificar suas possíveis contribuições ao processo ensino-aprendizagem de alunos com necessidades especiais, utilizou-se da metodologia qualitativa e quantitativa, com pesquisa de campo, questionário e análise dos dados coletados, com profissionais da educação de uma escola estadual, entre eles professores regentes, intérpretes, professores de apoio, coordenadores e professor de recursos. Como resultados descobriu-se que deve haver flexibilização curricular já que cada vez mais se constata que os alunos com deficiências ou necessidades especiais não precisam de abordagens pedagógicas específicas das de outros alunos, e sim de estratégias individualizadas, que dêem conta da singularidade daquele aluno em particular e que a educação inclusiva requer constantemente cursos de formação continuada para profissionais da educação que trabalham com o atendimento de alunos com necessidades especiais na rede regular. A consequência desse ato será visível em praticas de ensino que respondam as peculiaridades dos alunos e com esse feitio assegurem a qualidade de ensino e a efetiva inclusão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons