Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29431
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarianaCaioZidorio_tcc.pdf658,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Capital político familiar : o perfil de senadoras e senadores eleitos em 2018
Autor(es): Zidorio, Mariana Caio
Orientador(es): Marques, Danusa
Assunto: Carreira política
Senado Federal
Senadores
Parentesco
Brasil - política e governo
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 15-Dez-2021
Referência: ZIDORIO, Mariana Caio. Capital político familiar: o perfil de senadoras e senadores eleitos em 2018. 2021. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O capital político familiar é importante nas eleições e está presente em grande parte do parlamento brasileiro. O presente trabalho identifica quem são os detentores de capital político familiar eleitos em 2018 para o Senado Federal e analisa o perfil dessas senadoras e desses senadores, observando a relação entre capital familiar e aspectos sociais e políticos da trajetória desses eleitos. A abordagem metodológica foi quantitativa e qualitativa acerca do perfil desses congressistas. Foi feito mediante levantamento de informações através dos sites do Senado Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Banco de Processamento de Dados do Senado, Histórico Bibliográfico Brasileiro do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (DHBB-CPDOC/FGV), sites oficiais das parlamentares e em outras fontes, como jornais ou revistas de acompanhamento parlamentar, buscando mapear aspectos da trajetória de cada um. A análise levou a detecção do perfil mais comum desses parlamentares: homens, com ensino superior completo, casados, com mais de 60 anos, com filhos, com capital econômico, brancos, de partidos inclinados a direita e ao centro e eleitos pela região nordeste.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.