Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29450
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JhulyDeSouzaSilva_tcc.pdf4,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições de um programa de mentoria de pares para estudantes de enfermagem
Autor(es): Silva, Jhuly de Souza
Orientador(es): Franzoi, Mariana André Honorato
Assunto: Mentoria
Estudantes universitários
Estudantes universitários - desempenho acadêmico
Estudantes universitários - Enfermagem
Data de apresentação: 2-Dez-2020
Data de publicação: 15-Dez-2021
Referência: SILVA, Jhuly de Souza. Contribuições de um programa de mentoria de pares para estudantes de enfermagem. 2020. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Introdução: O sucesso acadêmico está relacionado fortemente às experiências vivenciadas pelos estudantes no primeiro ano da universidade. A integração com o curso e com a universidade, o sentimento de pertencer à comunidade acadêmica e a redes de apoio bem estruturadas influenciam na satisfação e permanência do estudante universitário. Nesse contexto, a mentoria de pares destaca-se como uma intervenção de suporte, que favorece a transição para o ensino superior, estabelecida a partir de uma aliança de crescimento e aprendizagem entre um estudante mais experiente que ajuda, orienta e apoia outro menos experiente em prol do desenvolvimento pessoal e acadêmico. Objetivo: Descrever os significados e contribuições de um programa de mentoria de pares em enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo, de abordagem quanti-qualitativa, de corte transversal e procedimento técnico ex-post-facto. A pesquisa foi realizada na Universidade de Brasília (UnB) com os estudantes do curso de Enfermagem do Campus Darcy Ribeiro. Para coleta de dados, aplicou-se questionário virtual pela plataforma Google Forms voltado a estudantes que participam ou já participaram do Programa de Extensão Mentoria de Pares em Enfermagem da UnB. Resultados: Os 48 estudantes que participaram do estudo, atribuíram diversos significados ao Programa de Mentoria, principalmente de apoio, ajuda, aprendizado, amizade, conhecimento e orientação, os quais expressam a essência do mentoring. O Programa contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança e gestão de tempo, cruciais para a vida acadêmica e profissional. Além disso, oportunizou o exercício da empatia, proporcionando aos estudantes um olhar mais humano para com o outro. Conclusão: A mentoria vem contribuindo positivamente para o desenvolvimento de habilidades cruciais à vida acadêmica e profissional dos estudantes e favorece a socialização e a formação de uma rede de apoio segura na universidade.
Abstract: Introduction: Academic success is mainly related to the experiences of students in the first year of university. The integration with the course and the university, the feeling of belonging to the academic community and well-structured support networks influence the satisfaction and permanence of the university student. In this context, the mentoring between pairs stands out as a support intervention, which favors a transition to higher education, choosing from an alliance of growth and learning between a more experienced student, who helps, guides and supports another less experienced for personal and academic development Objective: To describe the meanings and contributions of a mentoring program between pairs in nursing. Methodology: A descriptive study, with a quantitative and qualitative approach, crosssectional and ex-post-facto technical procedure. The research was carried out at the University of Brasília (UnB) with students of the Nursing course at the Darcy Ribeiro campus. For data collection, a virtual questionnaire was applied through the Google Forms platform to students who participate or have already participated in the UnB Student Nursing Mentoring Project. Results: The 48 students, who participated in the study, attributed several meanings to the Mentoring Program, mainly of support, help, learning, friendship, knowledge and guidance, which express the essence of mentoring. The Program contributed to the development of communication, leadership and time management skills, which are crucial for academic and professional life. In addition, it made it possible to exercise empathy, providing students with a more humane look at each other. Conclusion: Mentoring has contributed positively to the development of skills that are crucial to students' academic and professional life and favors socialization and the formation of a safe support network at the university.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.