Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RuhanaLucianoDeFranca_tcc.pdf594,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A categoria 'violência obstétrica' no debate público brasileiro : uma reflexão interdisciplinar sobre movimentos, embates e articulações
Autor(es): França, Ruhana Luciano de
Orientador(es): Tempesta, Giovana Acacia
Assunto: Violência obstétrica
Violência contra as mulheres
Direitos humanos
Direitos sexuais e reprodutivos
Humanização do parto
Direitos das mulheres
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 15-Dez-2021
Referência: FRANÇA, Ruhana Luciano de. A categoria 'violência obstétrica' no debate público brasileiro: uma reflexão interdisciplinar sobre movimentos, embates e articulações. 2020. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Por meio da articulação de diversas fontes e do diálogo entre Ciência Política, Antropologia e Saúde Coletiva, pretendeu-se compreender alguns aspectos do desenvolvimento da categoria “violência obstétrica” no debate público brasileiro. Foram utilizados dados referentes à observação em audiências públicas, entrevistas semi-estruturadas, cursos de doula e de capacitação para enfrentamento à violência obstétrica, bem como análise de leis, documentos e material midiático sobre a temática. Percebeu-se que, ao enquadrar o problema no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos e ao entender a violência obstétrica enquanto violação de direitos humanos, o movimento de “humanização” do parto e nascimento nos permite refletir sobre os limites da cidadania das mulheres. Ao mesmo tempo, ao mapear a construção dessa categoria de violência, notou-se também a mobilização de alguns termos como “autonomia”, “escolha” e “protagonismo” com diferentes sentidos e justificando pautas distintas, a depender dos sujeitos que os utilizavam. Dessa forma, indica-se também a produção de sentidos em âmbitos que vão além da interação médico-paciente e ultrapassam as experiências da gestação e do parto.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.29453
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.