Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2946
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RobsondeSouzaLobato.pdf437,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física adaptada para crianças com déficit de atenção e hiperatividade
Autor(es): Lobato, Robson de Souza Lobato
Orientador(es): Brandão, Lucia de Carvalho
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Educação física para crianças
Educação física para deficientes
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 16-Fev-2012
Referência: LOBATO, Robson de Souza Lobato. Educação física adaptada para crianças com déficit de atenção e hiperatividade. 2011. 73 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho visa discutir a inclusão escolar da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no contexto da Educação Física Adaptada. A pesquisa foi realizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal em duas escolas da rede pública de ensino com duas mães e duas professoras de crianças com TDAH participantes de um programa esportivo paraolímpico da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e teve como objetivo realizar uma interlocução entre o processo de inclusão da criança com TDAH no âmbito da Educação Física Adaptada e os possíveis benefícios que essa área pode trazer para o quadro de desatenção e hiperatividade. Nossa pesquisa é qualitativa onde o elemento principal que deu suporte para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. De acordo com os resultados da pesquisa pudemos verificar que a Educação Física Adaptada constitui-se como um, dentre os vários meios de apoio para crianças com TDAH, proporcionando melhoras em seu desenvolvimento motor, cognitivo, social e comportamental. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present job aim air the school inclusion of the child with Attention Deficit Disorder with Hiperactivity in context of the Physical Education Adapt. The opinion poll be fulfilled in one Administrative Area of the District Federal in two colleges of the open net of education with two mothers and two woman teachers of childrens with ADHD entrants of one plan sporting paraolímpic of the Secrete of Estate of Education of him Federal District and have as detached accomplish one dialogue come in him lawsuit of inclusion of the child with ADHD within the compass of at Physical Education Adapt e them possible benefits that that area cut back bring couple the board of neglect and hiperactivity. Ours opinion poll be qualitative where the cell main that give bracket for the collection of datas attend semistructered interview. Under os arise from the opinion poll be able to ensure that the Physical Education Adapt be as one, of the sundry wherewithals of support for childrens with ADHD, offer improvements in motive your development, cognitive, communal and behavior.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons