Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29465
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RosiannePereiraMonteiro_tcc.pdf228,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto psicossocial decorrente do manejo terapêutico vivenciado por mulheres com diabetes na gestação
Autor(es): Monteiro, Rosianne Pereira
Orientador(es): Boeckmann, Lara Mabelle Milfont
Assunto: Diabetes
Diabetes na gravidez
Pré-natal
Mulheres grávidas - saúde
Cuidado pré-natal
Cuidados de saúde
Data de apresentação: 3-Dez-2020
Data de publicação: 16-Dez-2021
Referência: MONTEIRO, Rosianne Pereira. Impacto psicossocial decorrente do manejo terapêutico vivenciado por mulheres com diabetes na gestação. 2020. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Objetivo: Compreender o impacto psicossocial decorrente do manejo terapêutico vivenciado por gestantes com diabetes em um hospital do Distrito Federal, Brasil. Métodos: investigação qualitativa envolvendo 27 gestantes com Diabetes Mellitus prévia ou adquirida na gestação. A coleta foi realizada entre novembro de 2019 e janeiro de 2020. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Resultados: Quatro categorias analíticas foram elaboradas: Dificuldades e desafios no tratamento das gestantes com diabetes; Impacto social e familiar na perspectiva das gestantes; Sentimentos e percepções relacionados à evolução da gestação, parto e nascimento; e Necessidade de melhorias para o serviço na visão das gestantes. Conclusão: Os resultados evidenciaram dificuldades no tratamento, em agendar consultas com outros profissionais, medo das repercussões materna e fetais e sugestões de melhorias para o serviço. A contribuição das evidências pauta-se na possiblidade de melhorias no serviço que qualifiquem a assistência às gestantes com diabetes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.