Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29492
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VictorHugoLuisAraujo_tcc.pdf696,8 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCollares, Ana Cristina Murta-
dc.contributor.authorAraújo, Victor Hugo Luís Recaséns Ferreira Paiva-
dc.identifier.citationARAÚJO, Victor Hugo Luís Recaséns Ferreira Paiva. O que fazer após formar?: a expectativa dos jovens recém-graduados em ciências sociais com treinamento oferecido no curso para o mercado de trabalho. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNo panorama do mercado de trabalho atual a inserção dos jovens é um desafio. Esta pesquisa tem como objetivo fazer uma descrição das perspectivas e expectativas em relação ao mercado de trabalho dos(as) estudantes recém-graduados em ciências sociais pela Universidade de Brasília. Procuramos conhecer principalmente a opinião dos egressos a respeito do treinamento oferecido pelo curso para enfrentar esse mercado. A fim de robustecer nossos resultados, fizemos também uma breve comparação entre as opiniões dos jovens sociólogos e as dos formandos do curso de arquitetura. Utilizamos o apoio de dados secundários sobre a situação de emprego e desemprego de jovens em geral, e dos sociólogos especificamente, na conjuntura atual do Brasil e do Distrito Federal. Utilizamos para a investigação dados de entrevistas em profundidade e dados do questionário do ENADE 2017. Verificamos que as expectativas dos egressos e formandos estão subjetivamente ligadas ao caminho trilhado durante a graduação, com os conhecimentos e experiências adquiridas, e que, em geral, os graduandos em ciências sociais confiam muito mais nas experiências extra-curriculares do que nas curriculares enquanto habilidades que podem ajudá-los a se encaixar no mercado. Assim, ressaltamos a importância de que as universidades, e especialmente os cursos de ciências sociais, estejam mais presentes na hora de orientar os(as) estudantes em relação ao mercado de trabalho, ou que possam rever seu currículo a fim de remediar a questão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordCiências Sociaispt_BR
dc.subject.keywordJovens - trabalhopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleO que fazer após formar? : a expectativa dos jovens recém-graduados em ciências sociais com treinamento oferecido no curso para o mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-17T16:37:24Z-
dc.date.available2021-12-17T16:37:24Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29492-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The insertion of young people in the current job market is challenging. In this research, we aim to describe the expectations of young sociology graduates from the University of Brasilia relative to their prospects in the job market. Our main goal is to know if these young graduates think there is a match between the abilities learned during their graduation and market demands. We compare their opinions to those of recent graduates from the Architecture degree to make our outcomes more robust. Our data comes from the questionnaire of the National Graduate Exam of 2017 (ENADE) and from in depth interviews made for the present study. The analysis of the data indicates a connection between students’ expectations and the trajectory they followed during the course, i.e., whether or not it included extra-curricular activities, experience as a trainee, and so on. Social Sciences’ students rely on these experiences more than on the curricular ones as tools to help them find a place in the market. We suggest that the university, and especially the social sciences departments, should engage in active job market counseling and/or review its curriculum.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.