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Título: Educação formal e pobreza : causa, efeito ou determinação recíproca
Autor(es): Schneider, Edith Oliveira
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Pobreza
Educação
Serviço social - pesquisa
Data de apresentação: 8-Jul-2011
Data de publicação: 17-Fev-2012
Referência: SCHNEIDER, Edith Oliveira. Educação formal e pobreza: causa, efeito ou determinação recíproca. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa, intitulada Educação Formal e Pobreza: causa, efeito ou determinação recíproca tem como objetivo analisar as formas de interpretação da relação entre a situação de pobreza e a educação formal, apresentadas na produção cientifica recente, precisamente de 1999 a 2009. Nesse sentido, foram consideradas 69 produções cientificas, anteriormente localizadas pelo TEDIS. (Trabalho, Educação e Discriminação). O estudo foi feito através de leitura e confecção de fichamentos. Considerado como uma pesquisa qualitativa, os dados foram analisados e qualificados dentro de um quadrante classificatório. No desenvolvimento dessa pesquisa verificou-se que a educação formal e a pobreza são abordadas de diferentes modos e prismas, sendo consideradas ora como causa, ora como efeito e/ou determinação recíproca. A pesquisa também comprovou que quando o tema é discutido pelo mesmo autor por vários ângulos, muitas vezes o fez identificando a relação sem trabalhar com mais profundidade a relação entre educação formal e situação de pobreza.
Abstract: This research, entitled "Formal Education and Poverty: Cause, effect or reciprocal determination" has the objective of researching ways to interpret the relationship between poverty and formal education, present in recent scientific publications dated from 1999 to 2009. Therefore 69 publications, formerly already located by TEDIS - Trabalho, Educação e Discriminação (Work, Education and Discrimination), were considered. The study was done by reading and pointing out topics of current interests. Being considered as a qualitative research, data was analyzed and qualified within a classificatory square. This research points out that formal education and poverty are addressed in different ways and angles, sometimes considered as a cause and sometimes as an effect . It also proves that the subject, which is exposed by the same author from various angles, was often only identified and no profound research was developed about consequences and fallout in this specific relationship.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Curso de Graduação em Serviço Social, 2011.
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