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dc.contributor.advisorMariano, Ari Melo-
dc.contributor.authorGeaquinto, Caio dos Santos-
dc.identifier.citationGEAQUINTO, Caio dos Santos. Fatores que influenciam a intenção de continuação do uso de fintechs no Brasil: um estudo por meio da análise multivariada. 2021. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO termo fintech vem de “Financial Technology” e refere-se às empresas que usam tecnologia da informação para promover inovações e aumento da eficiência nos modelos de negócio das instituições financeiras tradicionais. O objetivo desse trabalho foi apresentar um roadmap para melhorar a intenção de uso de serviço das fintechs no Brasil. Para tanto, foi usado o método de equações estruturais, com o uso do software SmartPLS. Os dados que serviram como entrada para o modelo foram coletados por meio de uma pesquisa realizada com 131 pessoas residentes em diferentes estados brasileiros. Obteve-se como resultado dessa pesquisa um modelo validado e confiável, que explica em 42,9% a intenção de continuação do uso de fintechs no Brasil. Dessa forma, foi concluído que as variáveis que mais contribuem para a explicação da intenção de continuação do uso de fintechs no Brasil são a “Satisfação” e a “Segurança Percebida”, que explicam em 27,70% e 15,78% respectivamente. Além disso, também foi mostrado que a variável “Utilidade” não apresenta uma relação positiva com a intenção de continuação de uso. Por fim, usou-se o Mapa de Importância-Desempenho para determinar qual aspecto uma fintech que queira aumentar sua intenção de continuação de uso deveria abordar primeiro e o resultado foi a “Segurança Percebida”. Para melhorá-la, foi proposto um Plano de Ação com a ferramenta 5W1H. Entretanto, posteriormente, as demais variáveis também precisam ser abordadas pela empresa. Dessa forma, também foi elaborado um roadmap com o objetivo de guiar o trabalho da fintech durante a continuação do trabalho, mostrando quais construtos possuem prioridade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFintechpt_BR
dc.subject.keywordFinançaspt_BR
dc.subject.keywordEquações estruturaispt_BR
dc.titleFatores que influenciam a intenção de continuação do uso de fintechs no Brasil : um estudo por meio da análise multivariadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-30T16:38:45Z-
dc.date.available2021-12-30T16:38:45Z-
dc.date.submitted2021-05-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29595-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The term fintech comes from “Financial Technology” and refers to companies that use Information Technology to promote innovations and increase efficiency in the traditional financial institutions’ business models. The goal of this work was to present a roadmap to improve the Continuous Intention to use fintech services in Brazil. To achieve this goal, the structural equation method was used, using the SmartPLS software. The data that served as input to the model were collected through a survey conducted with 131 people living in different states of Brazil. As a result of this research, a valid and reliable model was obtained, which explains in 42,9% the Continuous Intention to use fintechs in Brazil. Thus, it was concluded that the variables that most contribute to explain the Continuous Intention to use fintechs in Brazil are “Satisfaction” and “Perceived Security”, which account for 27.70% and 15.78% respectively. In addition, it was also defined that “Usefulness” does not have a positive relationship with Continuous Intention to use it. Finally, an Importance-Performance Map was made to determine which aspect a fintech that wishes to increase its Continuous Intention to use should address first and the result was “Perceived Security”. To improve it, an Action Plan with the 5W1H tool was proposed. However, later on, the other variables also need to be addressed by the company. Thus, a roadmap was also created with the objective of guiding the fintech's work during the continuation of the work, showing which constructs have priority.pt_BR
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