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dc.contributor.advisorLopes, Vanina Tereza Barbosa-
dc.contributor.authorOliveira, Thânia Possebon de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thânia Possebon de. Intervenções da terapia ocupacional no papel ocupacional de estudante de crianças e adolescentes hospitalizados: uma revisão de escopo. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA hospitalização da criança e do adolescente acarreta em uma ruptura do cotidiano, afastando- os de seus papéis ocupacionais, como o papel de estudante, sendo submetidos a uma nova rotina desconhecida e permeada por sentimentos de dor e insegurança. O terapeuta ocupacional é o profissional que atua visando a melhora da participação e do desempenho dos indivíduos em seus papéis ocupacionais. Considerando que as crianças e os adolescentes, passam grande parte do seu dia no contexto escolar, desempenhando seu papel educacional e social, e quando internados se afastam deste contexto. Este trabalho tem como objetivo compreender as intervenções de terapia ocupacional quanto a perda do papel ocupacional de estudante de crianças e adolescentes hospitalizados e ainda o trabalho multiprofissional entre a terapia ocupacional e a pedagogia. Esta pesquisa é de caráter exploratório realizada através de uma revisão bibliográfica do tipo revisão de escopo, onde os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, através da modalidade análise temática. Foram recuperados cinco artigos relevantes para discussão, além das legislações que discorrem acerca do tema. Concluindo que a atuação do terapeuta ocupacional em contextos hospitalares com crianças e adolescente, quanto a perda do papel ocupacional dos mesmos, é amparada pela lei, porém não há evidencias cientificas suficientes para embasar a pratica, e ainda que o trabalho multiprofissional entre as áreas da saúde e educação se destaca como essencial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordCrianças hospitalizadaspt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordHospitalizaçãopt_BR
dc.subject.keywordDoentes hospitalizadospt_BR
dc.titleIntervenções da terapia ocupacional no papel ocupacional de estudante de crianças e adolescentes hospitalizados : uma revisão de escopopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-01T12:00:07Z-
dc.date.available2022-02-01T12:00:07Z-
dc.date.submitted2021-05-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29754-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoFangel, Letícia Meda Vendrusculo-
dc.description.abstract1The hospitalization of children and adolescents leads to a rupture in daily life, distancing them from their occupational roles, such as the role of student, being subjected to a new unknown routine and permeated by feelings of pain and insecurity. The occupational therapist is the professional who works to improve the participation and performance of individuals in their occupational roles. Considering that children and adolescents spends a large part of their day in the school context, performing their educational and social role, when hospitalized they deviate from this context. This work aims to understand occupational therapy interventions regarding the loss of the occupational role of students of hospitalized children and adolescents and also the multidisciplinary work between occupational therapy and pedagogy. This research is of an exploratory nature carried out through a bibliographic review of the scope review type, where the data were analyzed through content analysis, through the thematic analysis modality. Five relevant articles were recovered for discussion, in addition to the legislation that discuss the topic. Concluding that the performance of the occupational therapist in hospital contexts with children and adolescents, regarding the loss of their occupational role, is supported by the law, however there is not enough scientific evidence to support the practice, and even that the multidisciplinary work between the health area and education stands out as essential.pt_BR
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