Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29771
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AtilaAlbuquerqueCostaDeMelo_tcc.pdf1,69 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGauche, Ricardo-
dc.contributor.authorMelo, Atila Albuquerque Costa de-
dc.identifier.citationMELO, Atila Albuquerque Costa de. Bioluminescência, uma transposição didática. 2020. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade contemporânea está inserida em um ambiente com diversos problemas naturais, em grande parte provocados por ações antrópicas. O ensino de química mostra-se uma importante ferramenta na compreensão desses fenômenos, pois através dos conceitos colocados para os alunos em sala de aula é possível pensar em soluções para problemas que afetam a todos. A transposição didática é um importante aliada nesse sentido, pois pode proporcionar, através de etapas, a transposição do conhecimento científico para a sala de aula de maneira simples e didática, fornecendo ao professor ferramentas que podem auxilia-lo no processo de ensino, como é o caso de hipertextos, quadrinhos etc. Prender a atenção dos alunos, de forma a despertar neles uma curiosidade a respeito dos fatos é essencial quando se tem por objetivo a resoluções de problemas, auxiliando não somente na formação acadêmica, mas também contribuindo para a criação de posicionamento crítico por parte do discente no convívio em sociedade. O contato do jovem com a ciência, principalmente no ensino médio, é de extrema importância para seu futuro, e o ensino de química tem papel crucial, podendo inspirar e auxiliar os jovens. A bioluminescência é um fenômeno de rara beleza, e nesse contexto pode contribuir no desenvolvimento da aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBioluminescênciapt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordDidáticapt_BR
dc.titleBioluminescência, uma transposição didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-02T03:39:33Z-
dc.date.available2022-02-02T03:39:33Z-
dc.date.submitted2020-12-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29771-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.