Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gauche, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Deize Kelly Alencar de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Deize Kelly Alencar de. Produção de vídeos no contexto remoto: o celular no ensino médio de química em abordagem experimental. 2020. viii, 57, 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos anos de 2020 e 2021, os professores enfrentaram diversas dificuldades no processo deensino-aprendizagem , devido à pandemia da COVID-19. A realização de atividades
experimentais de Química foi afetada durante esse período, pois o desenvolvimento presencial dessas práticas com os estudantes não era mais possível. Dessa forma, os docentes precisaram procurar alternativas. O presente trabalho, realizado no âmbito do Estágio Obrigatório Supervisionado, aborda a produção de vídeos sobre experimentação, com o uso do celular, para o Projeto de Laboratório de uma Escola da Rede Pública do Distrito Federal, aliada ao acompanhamento da rotina e desafios do Professor de Química nos desdobramentos desse projeto, considerando um contexto de ensino remoto. O processo de construção deste trabalho perpassou pelo planejamento, gravação e edição dos vídeos, assim como a investigação das impressões e o engajamento dos alunos quanto aos vídeos dos experimentos e percepções do educador acerca do baixo envolvimento dos estudantes com o projeto, durante e após a
divulgação. Esse resultado reflete a interferência do ensino remoto na motivação dos discentes em relação aos estudos. Em vista dos conhecimentos aprendidos e potencializados ao longo do projeto, elaborou-se um Texto de Apoio a Professores com informações básicas para docentes que pretendem utilizar vídeos, produzidos com o uso de celular, voltados às atividades experimentais de Química. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vídeo - produção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química experimental | pt_BR |
dc.title | Produção de vídeos no contexto remoto : o celular no ensino médio de química em abordagem experimental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T21:12:20Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T21:12:20Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29778 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Pimentel, Erizaldo Cavalcanti Borges | - |
Aparece na Coleção: | Química
|