Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29862
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielDeLimaCarvalho_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da empresa júnior na aquisição de competências em administração
Autor(es): Carvalho, Gabriel de Lima
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Administração
Empresas sociais
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Empresa Júnior
Data de apresentação: 27-Out-2021
Data de publicação: 10-Fev-2022
Referência: CARVALHO, Gabriel de Lima. A contribuição da empresa júnior na aquisição de competências em administração. 2021. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral comparar a percepção de egressos em Administração da Universidade de Brasília (UnB) que participaram ou não de empresa júnior na aquisição das competências necessárias ao futuro do trabalho. O tema mostra-se de grande relevância devido às mudanças no panorama do trabalho e da valorização de determinadas competências, bem como crescimento das empresas juniores, cujo propósito é aplicar na prática as competências desenvolvidas em sala de aula, preparando ainda mais o aluno para atuar profissionalmente. O estudo, de caráter descritivo-comparativo e quantitativo, teve 40 respostas de ex-alunos sem passagem pela empresa júnior e 45 com essa experiência, com aplicação de questionários eletrônicos e utilização da técnica de Bola de Neve. Para a análise das respostas, foram realizados testes estatísticos do Qui-quadrado, Kolmogorov e teste de proporções. A pesquisa mostrou que aqueles alunos que passaram pela empresa júnior acreditam que o projeto de extensão tenha contribuído mais para a aquisição de competências do que as disciplinas do curso. Além disso, diversas competências consideradas emergentes no mercado de trabalho (WORLD ECONOMIC FORUM, 2020) foram percebidas como adquiridas pelos egressos da universidade. Com a comparação entre as competências assinaladas como adquiridas pelos egressos do curso de Administração da UnB, competências do futuro para o mercado de trabalho no Brasil (WORLD ECONOMIC FORUM, 2020), competências exigidas pela Diretrizes Específicas do curso de Administração (BRASIL, 2020), e competências exigidas para o mercado de trabalho (SANT’ANNA; MORAES; KILIMNIK, 2005), cria-se a possibilidade da revisão do Plano Político e Pedagógico do curso de Administração da Universidade de Brasília, visando atender as competências necessárias para o futuro do mercado de trabalho no Brasil de acordo com o World Economic Forum (2020). Nota-se a possibilidade de aplicação da pesquisa na realidade de outros cursos de graduação e em outros projetos de extensão para análise de replicabilidade de resultados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.