Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoaoKarpDeBritoMartins_tcc.pdf638,21 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Marcos Alberto-
dc.contributor.authorMartins, João Karp de Brito-
dc.identifier.citationMARTINS, João Karp de Brito. Inovação social e sustentabilidade ambiental: um estudo na empresa Verde Novo. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs convulsões sociais e climáticas que o mundo vem passando tem instigado muitas pessoas a repensarem velhos hábitos de consumo e de comportamento. Hoje em dia, a busca dos consumidores por empresas que procuram se associar a causas sociais ou do meio ambiente são cada vez maiores. A pesquisa tem como objetivo central caracterizar a organização, historicizando a sua evolução e evidenciando os seus diferenciais frente aos seus desafios competitivos. Essa pesquisa será um estudo de caso em uma empresa social (empresas que além de buscar o lucro visam causar impacto socioambiental onde estão inseridas). É uma microempresa do ramo de reflorestamento do cerrado, cuja fonte de matéria prima vem, justamente, do próprio cerrado. Para isso foi adotada uma pesquisa qualitativa baseada em uma entrevista semiestruturada, onde foram evidenciados os principais aspectos a serem estudados e um questionário virtual, aplicado para a CEO (presidente executiva) da empresa. Os resultados foram muito positivos, podendo ver que apesar de ser uma microempresa ela está bem estruturada para os desafios atuais. Ela possui uma estratégia orientada para o crescimento com planos de expansão para os próximos cinco anos. Considerando as dificuldades que a pandemia da Covid-19 trouxe à empresa e à pesquisa, o maior foi o impedimento de se fazer uma pesquisa de campo. Outro elemento dificultador foi com relação à existência de poucas empresas nesse segmento empresarial para se aprofundar mais no tema. Apesar desses fatores, conclui-se que, mesmo precisando de pequenos ajustes, a organização está apta a ter um crescimento sustentável.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInovação socialpt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordEmpresaspt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.titleInovação social e sustentabilidade ambiental : um estudo na empresa Verde Novopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T17:15:41Z-
dc.date.available2022-02-10T17:15:41Z-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29865-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.