Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29871
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EmilySouzaRodrigues_tcc.pdfTrabalho de conclusão de curso4,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologias utilizadas no ensino remoto emergencial na Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Rodrigues, Emily Souza
Orientador(es): Canedo, Edna Dias
Assunto: Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Universidade de Brasília (UnB)
Covid-19
Pandemia
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 10-Fev-2022
Referência: RODRIGUES, Emily Souza. Tecnologias utilizadas no ensino remoto emergencial na Universidade de Brasília (UnB). 2021. 96 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Universidade de Brasília precisou implementar o Ensino Remoto Emergencial em decor rência da pandemia de COVID-19. Como forma de investigar, compreender e registrar como as tecnologias digitais estão sendo utilizadas nesse modo inédito de ensino, foi re alizado um estudo de caso envolvendo alunos e professores. Os estudantes enfrentaram problemas com a infraestrutura em suas casas - falta de luz, quedas de internet, prob lemas nos dispositivos eletrônicos - e, portanto, funcionalidades como gravação de aulas síncronas do Microsoft Teams e atividades assíncronas no Moodle permitiram que con tornassem esses tipos de dificuldades. Ambas ferramentas sendo as mais utilizadas pelos professores e aproveitadas pelos alunos. Os registros presentes nesse trabalho estão a dis posição de educadores que buscam aprender com erros e acertos de seus colegas, aproveitar aprendizados do Ensino Remoto Emergencial para suas aulas presenciais ou se adaptar a uma nova situação de crise que peça por esse modo de ensino.
Abstract: As a consequence of the COVID-19 pandemic, the University of Brasilia needed to im plement Emergency Remote Teaching. This research used a case study with teachers and students to investigate, understand and register how the novel delivery mode has been using digital technologies. The students dealt with infrastructure problems at home, like power outages, unstable internet connections, and other problems with electronic devices. Therefore, features such as Microsoft Teams’ meeting recording and Moodle’s asynchronous activities allowed them to deal with these kinds of obstacles. Both tools were among the most used by the teachers and approved by the students. The recordings in this monography are available to professors who want to learn from their colleagues’ mistakes and successes, use Emergency Remote Teaching learnings in their face-to-face classes, or adapt themselves to future crises that ask for this delivery mode.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.