Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29925
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MilenaSashaSantosBatista_tcc.pdf922,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Maternar na pandemia : experiências de mulheres mães universitárias em tempos de Covid-19
Autor(es): Batista, Milena Sasha Santos
Orientador(es): Tempesta, Giovana Acacia
Assunto: Maternidade
Mulheres grávidas
Estudantes universitários
Pandemia
Covid-19
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 15-Fev-2022
Referência: BATISTA, Milena Sasha Santos. Maternar na pandemia: experiências de mulheres mães universitárias em tempos de Covid-19. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A ideia para a pesquisa que deu origem à presente monografia partiu da minha experiência pessoal enquanto mãe e universitária, em conjunção com os desabafos de amigas mães universitárias em grupos de estudo e de uma rede de apoio de estudantes mães na Universidade de Brasília, bem no início de uma pandemia ainda em curso e de um longo período de isolamento social, medida de saúde pública que se mostrou necessária para conter o avanço da doença. O intuito do trabalho é trazer um pouco da realidade de mulheres mães universitárias ao longo da pandemia de Covid-19 e os seus efeitos, sejam eles físicos ou mentais. Pretendo compreender como essas mulheres atravessaram mais de um ano de pandemia, levando em conta todas as demandas da maternidade e outras, e como elas podem estar silenciando o acúmulo de trabalho doméstico e o adoecimento psíquico.
Abstract: The idea for the research that gave rise to this monograph came from my personal experience as a mother and university student, in conjunction with the outbursts of university mother friends in study groups and a support network of student mothers at the University of Brasília, right in the beginning of a pandemic that is still in progress and of a long period of social isolation, a public health measure that is necessary to contain the spread of the disease. The aim of the work is to bring a little of the reality of university mothers throughout the Covid-19 pandemic and its effects, whether physical or mental. I intend to understand how these women went through more than a year of pandemic, taking into account all the demands of motherhood and others, and how they may be silencing the accumulation of housework and mental illness.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.