Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaCarolinaLima_BrunaTorres_tcc.pdf2,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação sexual nos livros didáticos de biologia do ensino médio disponibilizados pelo programa nacional do livro didático (PNLD) nos anos de 2018 e 2021.
Autor(es): Rabêlo Lima, Ana Carolina
Azevedo Torres, Bruna
Orientador(es): Liporini, Thalita Quatrocchio
Assunto: Biologia - estudo e ensino
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Comportamento sexual
Livros didáticos
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Fev-2022
Referência: LIMA, Ana Carolina Rabêlo; TORRES, Bruna Azevedo. A educação sexual nos livros didáticos de biologia do ensino médio disponibilizados pelo programa nacional do livro didático (PNLD) nos anos de 2018 e 2021. 2021. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo apresenta uma análise a respeito da abordagem dos conteúdos de Educação Sexual (ES) presentes nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio dos Programas Nacionais do Livro Didático (PNLD) de 2018 e 2021. A pesquisa documental constou da análise de conteúdo de 1 coleção do PNLD de 2018 e 2 obras de 2021. Foram identificados quantitativo de conteúdos relacionados a cada subárea da temática escolhida, de acordo com as diretrizes de cada PNLD. Analisamos, também, o qualitativo de cada subárea do conteúdo de Educação Sexual. Como resultado constatamos que as obras do PNLD de 2018 e 2021 são, em geral, bem parecidas, possuindo diversos pontos em comum. Entretanto, são incompletas e trazem apenas o conteúdo mínimo. Concluímos, então, que existe a necessidade de recorrente revisão e avaliação dos Livros Didáticos nos conteúdos referentes à ES, possibilitando a inclusão de temas que abranjam toda a extensão da educação sexual, como a diversidade sexual e a questão de gênero.
Abstract: The study represents an analysis of the how high school biology didactic books, from the National Programs of Didactic Books (PNLD) of 2018 and 2021, presents sexual education contents. The documental research included the analysis of contents from 1 collection of PNLD of 2018 and two works from 2021. The quantitative element of contents related to each sub-area of chosen themes were investigated, according to the guidelines of each PNLD. We analysed, also, the qualitative element of each sub-area of the contents of Sexual Education. As a result we found that the works from PNLD from 2018 and 2021 are, in general, very alike, possessing multiple points in common. However, they are incomplete and bring minimum content. In conclusion, there is a necessity for recurrent revision and evaluation of the Didactic Books in topics referring to Sexual Education, allowing the inclusion of themes that incorporate the diversity of the subject in the future.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.