Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29928
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JayneAraujoDaSilva_tcc.pdf629,51 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLiporini, Thalita Quatrocchio-
dc.contributor.authorSilva, Jayne Araújo da-
dc.identifier.citationSILVA, Jayne Araújo da. Concepções de currículo escolar na formação inicial de professores de ciências e biologia. 2021. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como propósito investigar e analisar as concepções que os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília detêm sobre o tema currículo escolar. Para isso, desenvolvemos um estudo de caso, no qual questionários foram aplicados a estudantes cursantes dos Estágios Supervisionados, os quais já obtiveram maiores abordagens educacionais no curso. Os questionários foram analisados por meio da categorização das respostas dos participantes, onde constatamos que as concepções acerca do currículo se centralizam em um documento direcionador para o trabalho do docente, determinando conteúdos, habilidades e competências para o planejamento do professor. Além disso, constatamos também que a maioria dos participantes não tem noção do que se trata as teorias curriculares e não tiveram contato com muitos autores da área. No mais, este trabalho nos permitiu refletir acerca da formação inicial de professores de Ciências e Biologia fornecida pela Universidade de Brasília.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordDocência em formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleConcepções de currículo escolar na formação inicial de professores de ciências e biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T11:54:31Z-
dc.date.available2022-02-18T11:54:31Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29928-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this work for the Course Conclusion was to investigate and analyze the conceptions that students of the Licentiate Degree in Biological Sciences at the University of Brasília hold on the subject of school curriculum. For this, we developed a case study, in which questionnaires were applied to students attending the Supervised Internships. They have already obtained the major part of the educational approaches in the course. The questionnaires were analyzed through a categorization of the participants' answers, where we found that the conceptions about the curriculum are focused on a guiding document for the teacher's work, defining contents, skills and competences for the teacher's planning. In addition, we also found that most participants have no idea what curriculum theories are about and they had no contact with many authors in the area. Furthermore, this work allowed us to reflect on the initial training of Science and Biology teachers provided by the University of Brasília.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.