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Título: Usos pedagógicos dos relatórios do Enem (1998 – 2012) : explorando a interface com o currículo
Autor(es): Chaves, Juca Dorea de Castro
Orientador(es): Santos, André Vitor Fernandes dos
Assunto: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Ensino médio
Educação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Fev-2022
Referência: DOREA, Juca de Castro Chaves. Usos pedagógicos dos relatórios do Enem (1998 – 2012): explorando a interface com o currículo. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esse trabalho procura visibilizar informações pedagógicas presentes nos Relatórios Pedagógicos (2009 – 2012) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para evidenciar possibilidades de interpretações dos dados compilados nesses documentos. A proposta foi realizada por meio da abordagem discursiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos em História do Currículo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dessa forma, busca-se identificar regularidades discursivas sobre como são tratados os resultados do Enem e quais são os endereçamentos — a quem se destinam — os relatórios. Na análise dos relatórios publicados no período de 1998 a 2008 foi identificado que, antes do ano de 2001, os documentos visavam informar instituições do mundo do trabalho e do ensino superior, posteriormente, passaram a se voltar a professores e gestores. Outro aspecto avaliado foi a seção de análise das respostadas dos itens objetivos no período 1998 a 2008, os relatórios apresentaram as marcações dos itens agregados conforme as competências até a edição de 2000, a partir desse relatório as respostas passam a ser analisada por item até a 2008, com exceção da edição de 2005 que retoma o modelo de competências. Com as mudanças implementadas a partir de 2009, tanto o Enem como os Relatórios Pedagógicos são transformados de maneira significativa. Ao analisar as informações pedagógicas das questões da área de Ciências da Natureza e as suas Tecnologias foram identificados fatores que parecem agregar dificuldades causando um padrão de erro dos participantes do Enem. Foram classificados os itens em que ou o objeto do conhecimento, ou a operação cognitiva parece gerar algum padrão de erro nas respostas dos participantes. Foram identificados conteúdos que parecem ser pouco aprendidos na escola e se discute quais seriam os aspectos cognitivos que parecem dificultar na marcação correta da questão. Se ratifica a importância de divulgar os resultados dessas políticas, bem como de gerar formatos que visem diferentes públicos como professores, gestores e estudantes. Levanta-se a questão de pensarmos usos para os resultados dessa política de avaliação que se transforma em meio à implementação da Base Nacional Comum Curricular, para melhor aproveitar os dados gerados e pensar novas maneiras de significar os erros dos participantes do Enem.
Abstract: This text aims to make visible the pedagogical information presented in the Pedagogical Reports (2009 – 2012) of the National High School Exam in order to highlight the possibilities of interpretation of the data compiled in these documents. The research was carried out through the discursive approach developed by the “Grupo de Estudos em História do Currículo” from the “Universidade Federal do Rio de Janeiro”. We seek to identify discursive regularities on how the results of Enem are treated and to whom these reports are addressed. In the analysis of the reports from 1998 to 2008, we identified that, before the year 2001, the documents aimed at informing institutions of the labor market and college education, afterwards these documents were directed to teachers and education managers. In the section dedicated to the items analysis, the reports sometimes presented the aggregated data according to the competences mobilized by the items, sometimes the documents took as reference the abilities/skills that guided such items. With the changes implemented in 2009, both Enem and the Pedagogical Reports were significantly transformed. By analyzing the pedagogical information of the items applied in the area of Natural Sciences and its Technologies, we identified some factor that seem to add difficulties, causing a pattern of error by the Enem participants. We identified and classified items in which the object of knowledge or the cognitive operation seem to generate these patterns of error in the participants’ responses. We identified some contents thar seem to be not well learned at school and the cognitive aspects that seem to hinder the correct marking of the question were discussed. We argue on the importance of disseminating the results of these policies, as well as generating reports regarding different audiences such as teachers, administrators, and students. The study raises the question of thinking about uses for the results of this evaluation policy, which is transformed through the implementation of the National Common Core, in order to make better use of the data generated and think new ways to signify the errors made by Enem participants.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
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