Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29935
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BrunaRibeiroRangel_tcc.pdf611,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBasto, Renata Muniz Prado-
dc.contributor.authorRangel, Bruna Ribeiro-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Bruna Rangel. Percepções de professores acerca de uma didática criativa no ensino de Ciências Naturais. 2020. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020.pt_BR
dc.description.abstractCom os rápidos avanços científicos e tecnológicos de uma sociedade complexa e incerta, a educação dos jovens precisa ser direcionada para a resolução de problemas. O professor tem capacidade de estimular os estudantes a desenvolverem o potencial criativo ao aplicar o ensino de ciências naturais a partir de abordagens apropriadas e condizentes com a atualidade, dessa forma, é possível oferecer oportunidades de crescimento e transformação a nível de indivíduo e de sociedade. O presente estudo apresenta a percepção de quatro professores de ciências naturais do ensino fundamental de três escolas diferentes localizadas no Distrito Federal em relação a abordagens de ensino que promovam a criatividade em sala de aula e as implicações dessas abordagens. Os participantes destacam as suas percepções de criatividade como positivas na docência, trazem tópicos sobre os diversos fatores que influenciam na implementação de um ensino que promova a criatividade e também ressaltam as dificuldades encontradas. Os professores percebem o ensino criativo como promotor de um futuro de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal. É identificado que os professores não compreendem a criatividade como área de estudo e indicam essa lacuna na formação acadêmica. Dessa maneira, entende-se que a implementação de um ensino criativo deve considerar a combinação dos diversos fatores sociais, culturais, históricos e econômicos, características individuais e ambientais, tanto na formação dos alunos do ensino fundamental quanto na formação profissional inicial e na continuada dos docente, além de diversos outros fatores que podem impactar o ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordCiência e tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordCiências Naturaispt_BR
dc.titlePercepções de professores acerca de uma didática criativa no ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T13:32:19Z-
dc.date.available2022-02-18T13:32:19Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29935-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.