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Título: O terceiro domínio da vida : análise do ensino de Archaea em escolas de ensino médio do Distrito Federal
Autor(es): Mesquita, Felipe de Araújo
Orientador(es): Souza, Marlene Teixeira de
Assunto: Bactérias
Livros didáticos
Microorganismos
Ensino médio
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Fev-2022
Referência: MESQUITA, Felipe de Araújo. O terceiro domínio da vida: análise do ensino de Archaea em escolas de ensino médio do Distrito Federal. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os membros do domínio Archaea são um grupo de microrganismos procariontes. As semelhanças com as bactérias levaram ao agrupamento desses dois domínios de procariotos em uma mesma categoria taxonômica em vários sistemas de classificação ao longo dos anos. Esse caráter histórico influencia o ensino de Archaea atualmente. Vários são os desafios ainda presentes no ensino desses microrganismos no nível da educação básica, incluindo livros didáticos, currículos, formação docente, modalidades e ferramentas didáticas. O objetivo desse estudo foi analisar o ensino de Archaea no ensino médio em três escolas públicas do Distrito Federal, a partir da perspectiva de professores e estudantes e da análise do conteúdo de livros didáticos. Para isso, foi aplicado um questionário para professores afim de identificar os aspectos que norteiam o ensino desse tema na sala de aula; e um questionário para identificar a compreensão de aspectos teóricos básicos de Archaea pelos estudantes. Os livros de Biologia utilizados pelas escolas foram analisados para verificar como as archaeas são abordadas nessas obras. Os resultados mostraram que o ensino desse tema no ensino médio ocorre em um curto período e de forma tradicional e simplista pelos professores. Os estudantes não reconhecem muitas das características básicas desses microrganismos, e ainda tomam as archaeas como bactérias. Os livros didáticos mostraram uma evolução no conteúdo, porém, uma obra analisada ainda adota o sistema de classificação dos seres vivos em cinco reinos e denominam as archaeas como arqueobactérias. Ademais, os aspectos visuais e complementares nos livros ainda carecem de melhorias para atingir os objetivos do ensino sobre o tema e compreensão pelos estudantes.
Abstract: Archaea are a group of prokaryotic microorganisms, and similarities to bacteria have led to the joining of these two groups of microorganisms under the same taxonomic category in various classification systems over the years. This historical character influences the teaching of Archaea today. There are several challenges still present in teaching these microorganisms at the level of basic education, including didactic books, curricula, teacher training, modalities, and teaching tools. The aim of this study was to analyze the teaching of Archaea in high school in three public schools of Distrito Federal from the perspective of teachers and students as well as the analysis of the content of textbooks. For this, a questionnaire was applied to teachers to identify the aspects that guide the teaching of this subject in the classroom. Similarly, a questionnaire to identify students' understanding of basic theoretical aspects of Archaea was applied too. Biology books used by schools were analyzed to see how Archaea are addressed in these didactic books. The results showed that the teaching of this topic in high school occurs quickly and in a traditional and simplistic way by teachers. The students don ́t recognize many of the basic characteristics of these microorganisms, and they still identify Archaea as Bacteria. The didactic books showed an evolution in content; however, one analyzed book still adopts the classification system of living beings in the five kingdoms and denominates the Archaea as Archaebacteria. Furthermore, the visual and complementary aspects in the books still need to be improved for a better understanding of the Archaea domain by the students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
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