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dc.contributor.advisorSantos, Patricia Guarnieri dos-
dc.contributor.authorTsui, Cindy-
dc.identifier.citationTSUI, Cindy. Moda circular: uma análise do conhecimento e comportamento de compras dos consumidores. 2021. 118 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA indústria da moda, apesar de contribuir consideravelmente para o desenvolvimento econômico, é uma das grandes responsáveis pela poluição ambiental, seja na produção dos tecidos e dos produtos finais, como no descarte excessivo de roupas, devido ao consumo exacerbado no setor. Frequentemente, muitos problemas de desrespeito às condições mínimas de trabalho e direitos humanos é observado nesse setor. Com isso, diversas organizações passaram a mudar sua forma de pensar e agir e, assim, o modelo circular surge para alinhar a produção-consumo com a sustentabilidade. Diante deste cenário, esse estudo tem como objetivo analisar o conhecimento dos consumidores sobre economia circular e sua aplicabilidade no setor de moda, assim como, seu comportamento de consumo de roupas no contexto circular. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa. Foi utilizado o procedimento técnico de levantamento ou survey, por meio da aplicação de um questionário para obter a percepção de consumidores. Obteve-se um retorno de 415 respostas, sendo duas invalidadas. A análise dos dados foi feita via estatística descritiva, por meio da análise de frequências. Os principais resultados mostraram que os conceitos de economia circular e moda circular ainda são desconhecidos pela maioria dos respondentes. Dentre os hábitos de consumo sustentável, os relacionados à moda circular são os menos praticados sendo que, para os que conhecem os conceitos do modelo circular, os resultados foram mais positivos. Observou-se que no consumo de roupas no contexto de moda circular, os fatores preço, redução do desperdício e impactos negativos da produção no ambiente e o caimento da peça, foram os mais ressaltados entre os respondentes. Por outro lado, os fatores que mais desmotivaram uma compra foram a falta de conhecimento e acesso a marcas que ofertem esse tipo de roupa, o preço e o visual da peça. A pesquisa contribui ao identificar a percepção do consumidor sobre a moda circular, garantindo informações relevantes às organizações, na aplicação de um modelo circular e no alinhamento das estratégias para satisfação do cliente, bem como por abordar um tema ainda pouco explorado na literatura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEconomia circularpt_BR
dc.subject.keywordModa - sustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.subject.keywordConsumo conscientept_BR
dc.titleModa circular : uma análise do conhecimento e comportamento de compras dos consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T13:00:37Z-
dc.date.available2022-02-21T13:00:37Z-
dc.date.submitted2021-10-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29951-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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