Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29978
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PieraGiovannaPorfiriaCunha_tcc.pdf914,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Disposição de doar : um experimento com diferentes benefícios programados, moderados pela pandemia de Covid-19
Autor(es): Cunha, Piera Giovanna Porfiria
Orientador(es): Borges, Carla Peixoto
Assunto: Doação de alimentos
Covid-19
Pandemia
Regressão logística (Estatística)
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 21-Fev-2022
Referência: CUNHA, Piera Giovanna Porfiria. Disposição de doar: um experimento com diferentes benefícios programados, moderados pela pandemia de Covid-19. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Brasil conta com um número aproximado de 820 mil organizações sem fins lucrativos que, em grande parte, sobrevivem de arrecadação de doações. A literatura aponta estudos que avaliam efeitos de benefícios sobre o comportamento de doar, sendo que poucos estudos avaliam a influência de benefícios utilitários. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da sinalização de benefício informativo e utilitário sobre a disposição de doar considerando ainda efeitos do cenário sanitário relacionado à COVID-19. Para alcançá-lo, realizou-se um experimento com dados coletados de forma online por meio de um questionário auto administrado, em que se coletaram também variáveis de controle, como o histórico de doação, e relacionadas ao cenário do doador, como o conhecimento da organização, gênero e renda. Os dados foram analisados por meio de Regressão Logística binomial e multinomial. Os resultados revelaram que os benefícios programados no experimento não alteraram a disposição de doar, independentemente do cenário sanitário (com ou sem pandemia). Contudo, a pesquisa mostrou que as variáveis situacionais, como o conhecimento acerca da organização, ter realizado doações anteriores, tipo de causa para a qual doou anteriormente (pessoas com carência ou outros), identificação com o gênero feminino e renda abaixo de 7.386,22 reais, afetam positivamente a disposição de doar. Os resultados contribuem academicamente por avançar no estudo de temas pouco explorados na pesquisa brasileira (organizações sem fins lucrativos) e internacionais (doação monetária e de alimentos). Destaca-se, ainda, a contribuição gerencial para a tomada de decisão em organizações sem fins lucrativos, e a contribuição social, relacionada ao público beneficiado pelas organizações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.