Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29994
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CaioVitorOliveira_RogerioSantosJunior_tcc.pdf10,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sequência didática como uma alternativa para o ensino de Ecologia por meio da construção de um hotel de insetos
Autor(es): Oliveira, Caio Vitor Sales Lima de
Santos Junior, Rogério Alves dos
Orientador(es): Menezes, João Paulo Cunha de
Assunto: Prática de ensino - biologia
Ecologia
Inseto
Biologia - estudo e ensino
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 22-Fev-2022
Referência: OLIVEIRA, Caio Vitor Sales Lima de; SANTOS JUNIOR, Rogério Alves dos. Sequência didática como uma alternativa para o ensino de Ecologia por meio da construção de um hotel de insetos. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ensino de Ciências e Biologia ainda apresenta inúmeras defasagens quanto ao modo como são ministrados nas escolas. As aulas ainda são lecionadas no modelo tradicional de ensino, onde o professor é detentor do conhecimento e esse transmite aos estudantes, sem explorar elementos que cativem e estimulem mais o interesse pelo conteúdo. Não seria diferente para o ensino de Ecologia, mais particularmente a temática Relações Ecológicas, a qual permite ser estudada de várias formas que possibilitem tornar os estudantes ativos no processo de ensino-aprendizado. Assim, revelando caminhos possíveis para superação desse problema, o presente trabalho tem como objetivo propor aos professores da educação básica de ensino o uso de uma sequência didática para ensinar ecologia por meio da construção de um hotel de insetos. Foi desenvolvido, pelos autores do trabalho, uma sequência didática com três momentos, os quais abordam as Relações Ecológicas e passo-a-passo para construção do Hotel de Insetos. Para examinar se a proposta poderia ser aplicada na escola foi submetido um questionário para professores de Biologia do Ensino Médio, os quais responderam onze perguntas. Foi possível observar, por meio da resposta dos educadores, que a sequência didática construída pode ser um facilitador no processo ensino-aprendizagem dos estudantes, além de estar afinado ao Novo Currículo do Novo Ensino Médio. Sendo assim, esse estudo revelou que a Sequência Didática elaborada é uma ótima ferramenta a ser usada na escola, com o plano de permitir uma melhor organização no desenvolvimento no processo de aprendizagem na educação básica por associar a teoria à prática, permitindo que os estudantes compreendam melhor os conteúdos ministrados e adquirirem uma maior conexão com os insetos.
Abstract: Science and Biology teaching still has many deficiencies in the way these subjects are taught in schools. The classes are still taught in the traditional teaching model, where the teacher is the owner of the knowledge and transmits it to the students, without exploring elements that attract and encourage more interest in the content. There is no difference for the study of Ecology, more particularly ecological relationships, which can be studied in various ways that make it possible to involve students more in the teaching-learning process. Aiming at this issue and showing the possibilities of overcoming the problem of mostly expository classes, this research seeks to propose the use of a Didactic Sequence to teach Ecology through the construction of an Insect Hotel. The authors of the project developed a didactic sequence with three moments, which address the Ecological Relationships and a step-by-step for the construction of the Insect Hotel. To examine if this proposal could be applied at school, a questionnaire was submitted to high school biology teachers, which responded to eleven questions. It was observed, through the educators' answers, that the didactic sequence developed can be a facilitator in the teaching-learning process of the students, as well as being in tune with the New High School Curriculum. Thus, this study revealed that the developed Teaching Sequence is a great tool to be used in school, with the plan to allow a better organization in the development of the learning process in basic education by associating theory to practice, allowing students to better understand the content taught and acquire a greater connection with insects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.