Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29998
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GustavoSena_IgorLopes_tcc.pdf2,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trilhas ecológicas como estratégias de ensino de ecologia : uma experiência com a trilha do Sítio Geranium no Distrito Federal
Autor(es): Sena, Gustavo Teles Vilar de
Lopes, Ígor Santos
Orientador(es): Russo, Cristiane Rodrigues Menezes
Assunto: Ecologia
Ciências - estudo e ensino
Educação ambiental
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 22-Fev-2022
Referência: SENA, Gustavo Teles Vilar de; LOPES, Ígor Santos. Trilhas ecológicas como estratégias de ensino de ecologia: uma experiência com a trilha do Sítio Geranium no Distrito Federal. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ensino tradicional de Ciências, na maioria das vezes, se dá de forma fragmentada e descontextualizada, não retratando como o mundo é de maneira real. Além disso, aulas unicamente expositivas não são suficientes para incitar os variados fatores cognitivos responsáveis pela aprendizagem humana, contribuindo para a desmotivação na aquisição de conhecimento. Levando em consideração essas questões, utilizamos um espaço não formal, a trilha do Sítio Geranium, para investigar as vantagens de se utilizar trilhas ecológicas como estratégia de ensino de ecologia, a fim de estimular elementos como emoção, percepção e inteligência; e conciliar Educação Ambiental Crítica com os conteúdos programáticos propostos pelo Currículo em Movimento. Realizamos uma pesquisa-intervenção, pela qual adaptamos o roteiro do Sítio Geranium, aplicamos e o avaliamos com duas turmas do Ensino Fundamental II, considerando as reações dos alunos utilizando o caderno de campo e as falas das professoras por meio de entrevista semiestruturada. Foi possível observar que a trilha é uma estratégia que favorece a aprendizagem quando utilizada de forma conjunta com o trabalho de sala de aula, como uma abordagem diferente que influencia positivamente na forma de aprender; além de facilitar a contextualização dos conteúdos programáticos com os problemas socioambientais, contribuindo na formação de um sujeito ecológico.
Abstract: Traditional Science teaching usually takes place in a fragmented and decontextualized way, not portraying the real world as it is. In addition, purely expositive classes are not enough to instigate the various cognitive factors responsible for human learning, contributing to demotivation in acquiring knowledge. Taking under consideration these aspects, we used a non-formal environment - the Geranium Farm - to investigate the benefits of ecological trails as an Ecology teaching strategy, to stimulate elements such as emotion, perception and intelligence; and conciliate Critical Environmental Education with the syllabus proposed by the Curriculum in Motion. We developed an intervention research through which we adapted the Geranium Farm trail’s script, applied it and evaluated it with two Middle School classes considering the students’ reactions using a field notebook and the teachers’ statements through semi-structured interviewing. It was possible to observe that the trail is a strategy that favors learning when used combined with classroom teaching as a different approach that positively influences the way of learning besides making it easier to contextualize the syllabus with social-environmental issues, helping to shape an ecological person.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.