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Título: Perspectivas sobre a contribuição do trote ecológico para a formação de professores de Ciências e Biologia da Universidade de Brasília
Autor(es): Castro, Isabela Bezerra de
Leite, Milena da Silva
Orientador(es): Avanzi, Maria Rita
Assunto: Professores - formação
Educação não-formal
Estudantes universitários
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 24-Fev-2022
Referência: CASTRO, Isabela Bezerra de; LEITE, Maria Rita. Perspectivas sobre a contribuição do trote ecológico para a formação de professores de Ciências e Biologia da Universidade de Brasília. 2021. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A formação docente é ampla, perpassa por diversos aspectos do indivíduo em formação e do coletivo onde este está inserido e compreende diversos espaços de educação, dentre os quais estão os espaços de educação não formal. Este trabalho é um estudo de caso sobre o trote universitário intitulado Trote Ecológico (TROTECO), um projeto de educação não formal, organizado por estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB). Nele busca-se compreender o papel desse projeto na formação docente, segundo a visão dos próprios organizadores. Para isso, um questionário exploratório foi aplicado e com base nas respostas obtidas quatro organizadores foram selecionados para participarem de uma entrevista narrativa, com o intuito de compreender suas perspectivas acerca das contribuições do TROTECO para suas formações. Para a análise das respostas do questionário e das narrativas geradas foram utilizadas seis categorias: histórico do Trote Ecológico; prática docente; aprendizagem e trabalho coletivo; planejamento e adaptação; afetividade e subjetividade; e trote universitário. Com base nos resultados obtidos, compreende-se o TROTECO como um potencializador da formação docente dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da UnB. Por meio desse projeto os estudantes desenvolvem habilidades pertinentes à prática docente, maior autonomia e uma rede social e afetiva que pode colaborar com sua formação. Além disso, sugere-se que o TROTECO colabora para ressignificar o contexto violento em que se enquadram os trotes universitários.
Abstract: Teacher training is broad, it goes through several aspects of the individual in training and the collective where they are inserted and comprises several spaces of education, among which are the non-formal education spaces. This paper is a case study about the university hazing named Trote Ecológico (TROTECO), a non-formal education project organized by students from the Biological Sciences major at the University of Brasília (UnB). It seeks to understand the role of this project in teacher training, according to the vision of the organizers themselves. For this, an exploratory questionnaire was applied and based on the answers obtained, four organizers were selected to participate in a narrative interview, in order to understand their perspectives about the contributions of TROTECO to their education. For the analysis of the questionnaire answers and the narratives generated, 6 categories were used: TROTECO hazing history; teaching practice; learning and collective work; planning and adaptation; affectivity and subjectivity; and university hazing. Based on the analysis of the results obtained, the TROTECO is understood as a potentializer of the teaching formation of the students from the Biological Sciences major at UnB, through this project the students develop relevant skills to the teaching practice, more autonomy and a social and affective network that can collaborate with their formation. Moreover, it is suggested that the TROTECO collaborates to give a new meaning to the violent context in which university hazing is framed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, 2021.
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