Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30026
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DieleRibeiroSilvaChaveiro_tcc.pdf2,14 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Sarah Christina Caldas-
dc.contributor.authorChaveiro, Diele Ribeiro da Silva-
dc.identifier.citationCHAVEIRO, Diele Ribeiro da Silva. O conteúdo de hormônios vegetais nos livros didáticos de Biologia do 2° ano do ensino médio entre os anos de 2018 – 2020. 2020. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de biologia é fundamental na contribuição da formação dos estudantes, através desse conteúdo os estudantes podem ser capazes de compreender e aprofundar conhecimentos sobre os processos e conceitos biológicos, instigando um pensamento crítico e ético de interesse individual e coletivo. O livro didático de biologia é uma ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem, pois ele subsidia as aulas dos professores e guia os estudos dos alunos. Por desempenhar função tão importante é fundamental que esse material esteja atualizado, possuindo conteúdo correto, coerente e claro, dispondo de diversos recursos para auxiliar numa aprendizagem significativa, com o uso de imagens, atividades e conteúdo complementares. No entanto, existem poucas pesquisas que analisam tal conteúdo, principalmente conteúdos específicos, como é o caso dos hormônios vegetais, pertencentes a fisiologia vegetal na área da botânica. Nesse sentido, surgiu a ideia de realizar um trabalho para analisar essa temática, auxiliando os professores de biologia na análise desse conteúdo. Entre as dez coleções de livros didáticos de Biologia, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 para o ensino médio, correspondendo ao triênio de 2018 a 2020, foram escolhidos para a realização deste trabalho quatro obras didáticas, utilizadas pela rede pública de ensino brasileira. Para realizar essa análise, foi necessário estabelecer critérios bem definidos, com o intuito de fazer a análise mais correta e eficiente desse conteúdo. Sendo observado que, apesar dessas obras abordarem de maneira clara e de fácil compreensão esse tema, apresentam também conteúdos resumidos sobre a maioria dos hormônios, dificultando o entendimento e curiosidade do tema pelos alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordFisiologia vegetalpt_BR
dc.titleO conteúdo de hormônios vegetais nos livros didáticos de Biologia do 2° ano do ensino médio entre os anos de 2018 – 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-24T18:34:04Z-
dc.date.available2022-02-24T18:34:04Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30026-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.