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Título: A simulação como estratégia que interfere na autoconfiança interprofissional no âmbito da atenção primária
Autor(es): Siqueira, Maria Beatriz Silva
Orientador(es): Magro, Marcia Cristina da Silva
Assunto: Profissionais de saúde
Enfermeiros
Atenção primária à saúde
Autoconfiança
Autoconfiança
Cuidados de saúde
Cuidados primários de saúde
Capacitação profissional
Enfermagem - prática
Data de apresentação: 21-Jun-2019
Data de publicação: 24-Fev-2022
Referência: SIQUEIRA, Maria Beatriz Silva. A simulação como estratégia que interfere na autoconfiança interprofissional no âmbito da atenção primária. 2019. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: identificar se o método de simulação empregado durante a capacitação.em suporte básico de vida e obstrução de vias aéreas interfere na autoconfiança de profissionais da atenção primária à saúde. Método: Estudo transversal de abordagem quantitativa com o uso de questionário semi-estruturado constituído de questões de identificação e escala de autoconfiança em situações de emergência, adaptada para profissionais da área de saúde. Desenvolvido nas unidades básicas da região oeste do Distrito Federal durante o período e junho a dezembro de 2018. Resultado: Houve um aumento, na escala de autoconfiança, após capacitação simulada (De 2,3 para 3,1), em uma escala que varia de 1 a 5, sendo 1 (nada confiante) e 5 (extremamente confiante) e uma melhora significativa da autoconfiança (p<0,001). Os Agentes comunitários de saúde apresentaram um ganho maior de autoconfiança em relação aos demais profissionais da área da saúde (p<0,001). Conclusão: A simulação favorece uma aprendizagem experiencial que desenvolve a autoconfiança. A prática simulada, se revela, uma estratégia promissora de capacitação profissional.
Abstract: Objective: to identify if the simulation method used during training. In basic life support and airway obstruction interferes in the self-confidence of primary health care professionals. Method: Cross-sectional study of a quantitative approach using a semi-structured questionnaire consisting of questions of identification and scale of self confidence in emergency situations, adapted for health professionals. Developed in the basic units of the western region of the Federal District during the period and June to December 2018. Result: There was an increase in the self-confidence scale after simulated training (From 2.3 to 3.1), on a scale that varies from 1 to 5, being 1 (not confident) and 5 (extremely confident) and a significant improvement in self-confidence (p <0.001). Community Health Agents presented a greater gain of self-confidence in relation to other health professionals (p <0.001). Conclusion: Simulation favors an experiential learning that develops self-confidence. The simulated practice, it turns out, is a promising strategy for professional training.
Resumén: Objetivo: identificar si el método de simulación empleado durante la capacitación. Con soporte básico de vida y obstrucción de vías aéreas interfiere en la autoconfianza de profesionales de la atención primaria a la salud. Método: Estudio transversal de abordaje cuantitativo con el uso de cuestionario semiestructurado constituido de cuestiones de identificación y escala de autoconfianza en situaciones de emergencia, adaptada para profesionales del área de salud. En la mayoría de los casos, se observó un aumento en la escala de autoconfianza, después de la capacitación simulada (De 2,3 a 3,1), en una escala que varía de 1 a 5, siendo 1 (nada confiado) y 5 (extremadamente confiado) y una mejora significativa de la autoconfianza (p <0,001). Los Agentes comunitarios de salud presentaron una mayor ganancia de autoconfianza en relación a los demás profesionales del área de la salud (p <0,001). Conclusión: La simulación favorece un aprendizaje experiencial que desarrolla la autoconfianza. La práctica simulada, se revela, una estrategia prometedora de capacitación profesional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
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