Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30044
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JhonatanCaetanoJesusAraujo_tcc.pdf2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os efeitos da mediação especializada para alunos com transtorno do espectro autista
Autor(es): Araujo, Jhonatan Caetano de Jesus
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Autismo - educação especial
Desenvolvimento cognitivo
Educação física para deficientes
Transtorno do espectro autista
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Mediação pedagógica
Data de apresentação: 19-Nov-2021
Data de publicação: 4-Mar-2022
Referência: ARAUJO, Jhonatan Caetano de Jesus. Os efeitos da mediação especializada para alunos com transtorno do espectro autista. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo versa sobre a experiência vivida em aulas particulares de desenvolvimento motor, realizadas em contraturno escolar, na observação da mediação docente realizada para enriquecer o repertório de vivências psicomotoras de uma aluna com 4 anos de idade, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A intervenção educativa foi pautada na utilização de recursos auxiliares de mediação, oriundos da teoria de Feuerstein (1991) sobre as Experiências de Aprendizagem Mediadas, de forma a adaptar as aulas para o atendimento às especificidades da aluna, suas necessidades e interesses. Como resultado, percebemos que a experiência partilhada e a regulação do nível de dificuldade das atividades foram as adaptações que melhor contribuíram para individualização da proposta educacional. O presente estudo evidencia, portanto, que uma mediação docente adequada, associada com a seleção de atividades que tenham um caráter lúdico e recreativo, contribuem de forma efetiva para promover o engajamento da aluna com as atividades propostas em aula, como também, que essas experiências de aprendizagem serão chaves para o seu desenvolvimento psicomotor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.