Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DiogoHenriqueCruzSouza_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A coleção arqueológica do Padre Rohr : sobre a relação museu, coleção e descontextualização
Autor(es): Souza, Diogo Henrique Cruz
Orientador(es): Considera, Andréa Fernandes
Assunto: Museologia
Arqueologia
Museus - administração da coleção
Museus e coleções arqueológicas
Rohr, João Alfredo, 1908-1984
Data de apresentação: 5-Out-2021
Data de publicação: 9-Mar-2022
Referência: SOUZA, Diogo Henrique Cruz. A coleção arqueológica do Padre Rohr : sobre a relação museu, coleção e descontextualização. 2021. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a questão da musealização de objetos arqueológicos e sua relação com museus no que se refere a representação dos povos tradicionais brasileiros. Aqui é abordado o tema da descontextualização por meio da documentação museológica e como possíveis impactos seriam gerados e fomentados por meio da atuação de instituições museais. De modo a fornecer base pra esse questionamento, a coleção arqueológica do Padre Rohr que foi doada à Academia Nacional de Polícia será abordada, com o intuito de questionar uma gestão da memória que lide não apenas com a materialidade do objeto, mas também como um registro da história vinculado ao território.
Abstract: This work proposes an analysis on the matter of musealization of archaeological objects and its relationship with museums with regards to the representation of traditional Brazilian peoples. The decontextualization through museological documentation and how potential impacts would be generated and fostered by museographic institutions are discussed in this present work. Aiming at supporting such reflection, the archaeological collection of Father Rohr, which has been donated to the National Police Academy, is discussed, with the purpose of questioning a memory management that deals not only with an object’s materialness, but also addresses it as a record of history attached to a territory.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.